ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Até agora, menos de 30% dos jovens buscaram a vacina contra covid na Capital

Só 29% das pessoas de 20 a 29 anos tomaram pelo menos uma dose; índice vai caindo entre mais jovens

Guilherme Correia | 08/08/2021 10:39
Na manhã de ontem, não havia fila para se vacinar nos pontos de imunização em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Na manhã de ontem, não havia fila para se vacinar nos pontos de imunização em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Até este domingo (8), segundo dados do governo estadual, cerca de 29% das pessoas de 20 a 29 anos, sem comorbidades e fora de categorias profissionais priorizadas, receberam pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 em Campo Grande. Apesar do baixo índice, espera-se que mais pessoas se vacinem nas próximas semanas, já que o município reduziu expressivamente a faixa etária nos últimos dias.

Na manhã de ontem, equipes de vacinação ouvidas pelo Campo Grande News pediram que jovens fossem até os pontos de imunização para receber a vacina, por conta de baixa adesão. Ao longo da semana, inclusive, a prefeitura municipal organizou até apresentações musicais no Guanandizão para incentivar a ida.

Oficialmente, o calendário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) especifica que pessoas acima dos 20 anos podem se vacinar na Capital. Isso foi definido ontem, sábado (7), mas também é válido para hoje. Clique aqui para saber mais informações sobre o calendário de hoje.

Apesar disso, alguns pontos de imunização passaram a aplicar doses em qualquer pessoa ontem, até as de 18 anos ou mais. Isso aconteceu depois de serem registradas filas praticamente vazias.

Foi o caso do estudante Gabriel Neri, de 19 anos, que não desperdiçou a chance e recebeu a primeira dose no Parque Ayrton Senna. “Mandaram mensagem falando que tinha liberado para todo mundo e uma amiga que trabalhava com vacinação também confirmou, mas tenho amigos que ficaram em dúvida sobre se vacinar porque não encontraram fontes oficiais", relata.

Gabriel explica que ao chegar, a fila estava pequena, mas que quando saiu do complexo o movimento havia crescido exponencialmente. “A fila andou bem rápido, tinha várias pessoas orientando e fazendo triagem, explicando os detalhes da vacinação”. Ele teve de apresentar apenas CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e logo estava apto a dar início a seu ciclo vacinal. “Se não tinha fila, as doses acabariam sendo desperdiçadas", comenta.

Vacina contra a covid-19 é aplicada; imunizantes reduzem chance do indivíduo ter casos graves da doença (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Vacina contra a covid-19 é aplicada; imunizantes reduzem chance do indivíduo ter casos graves da doença (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Baixa adesão - Segundo os dados da plataforma estadual, há pelo menos 141,1 mil pessoas entre 18 a 29 anos para tomar a vacina contra a covid-19 em Campo Grande. Desses, cerca de 41,8 mil tomaram ao menos a primeira dose. Ou seja, quase três a cada 10 jovens foram vacinados.

Entre idosos, por exemplo, esse índice é quase três vezes maior - aproximadamente 92% das pessoas com 60 anos ou mais foram vacinadas com pelo menos um dos antígenos, ainda segundo dados oficiais.

Sobre as estratégias e preocupações com essa baixa adesão, a reportagem procurou a Sesau nesta manhã, mas não foi respondida até o momento de publicação desta matéria. Vale ressaltar que os dados estaduais podem estar desatualizados, em relação aos municipais. Até hoje cedo, foi verificado um atraso de pelo menos 5% nos dados, o que pode indicar aumento na vacinação desse grupo.

Nos siga no Google Notícias