ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Até marido de babá está entre presos por estupros de crianças e adolescentes

Entre as histórias, vítimas de todas as idades são encontradas, assim como os autores presos

Geisy Garnes e Bruna Marques | 16/07/2021 10:45
Idoso chegou a delegacia de begala (Foto: Henrique Kawaminami)
Idoso chegou a delegacia de begala (Foto: Henrique Kawaminami)

Irmãos, pais, padrastos, avôs, pedreiro e até marido de babá preenchem a lista de alvos da Operação Acalento, que procura condenados por crimes sexuais contra crianças e adolescentes em Campo Grande nesta sexta-feira (16). Entre as histórias, vítimas de todas as idades são encontradas, assim como os autores presos, que vão de adolescente a idoso de 83 anos.

Entre os “perfis diversificados” alguns casos se destacam aos olhos da polícia: o idoso de 83 anos foi condenado por estuprar uma criança de apenas 5 anos. O crime aconteceu em 2012, quando a mulher dele era babá da menina. Preso nesta manhã, o idoso usa bengala para andar e segundo a polícia, possui vários problemas de saúde.

Ainda foragido, um caminhoneiro é acusado de estuprar a própria filha ao longo de três anos. Os abusos começaram quando a menina tinha apenas 7 anos e perduraram até os 10. Quando descobriu o crime, a mãe da vítima procurou a polícia. O suspeito chegou a dar sua versão e culpou a ex-mulher: ela estava de resguardo pelo parto da segunda filha e não podia manter relação sexual com ele, por isso cometeu o crime.

Um pedreiro já condenado por outros crimes, aproveitou a liberdade e a obra em que trabalhava para atrair e estuprar a criança da residência. Acabou preso mais uma vez nesta sexta-feira. “A maioria dos indivíduos são do conviveu da família da vítima, parentes, outros não, amigos da família, marido da babá, de todo o tipo”, explicou a delegada Franciele Candotti, da Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente).

Delegada Franciele Candotti, responsável pelas ações em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Delegada Franciele Candotti, responsável pelas ações em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Outro fator que chama atenção é a idade de alguns dos suspeitos. “A gente vê idosos praticando esse tipo de delito, de 75 anos, de 63 e pasmem, de 83 anos. É comum também idosos praticarem esse tipo de crime, porque é o vovozinho que é o Papai Noel”, detalhou a delegada.

Candotti explica que a única maneira de descobrir os crimes é observar o comportamento da criança, conversar e manter uma relação de amor e confiança.

Desde o dia 4 de junho ações da Operação Acalento já cumpriu cerca de 40 mandados de prisão contra condenados por crimes à violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo a delegada, desde o começo do ano a delegacia já recebeu mais de 500 denúncias de estupro de vulnerável pelo Disque 100. Só a unidade atendeu 1.414 crianças no setor psicossocial.

Todos os já condenados presos nesta sexta-feira (16) terão material biológico coletado para o Banco Nacional de Perfil Genético. A Operação Acalento é liderada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e acontece em 1.047 municípios de todo o Brasil. Ao todo são 374 mandados de prisão, 23 deles em Campo Grande.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Presos saem de veículo da DEPCA (Foto: Henrique Kawaminami)
Presos saem de veículo da DEPCA (Foto: Henrique Kawaminami)


Nos siga no Google Notícias