ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Atenção à vermifugação de cães e gatos também é cuidado essencial

Muitas pessoas já compreendem a importância das vacinas, mas evitar os parasitas protege até as criança

Por Kamila Alcântara | 25/02/2024 18:33
Cachorro sendo avalido por médica veterinária (Foto: divulgação Subea)
Cachorro sendo avalido por médica veterinária (Foto: divulgação Subea)


Animais domésticos com sinais clínicos de verminoses estão preocupando os servidores da Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal). Os atendimentos da pasta, nos casos de doenças causadas por parasitas, estão aumentando, pois as pessoas ainda não consideram a vermifugação essencial para cães e gatos, como alimentação e vacinas.

Os animais contaminados podem sofrer de desnutrição, anemia, vômitos e diarréia, mas também pode atingir crianças. “A verminose pode afetar principalmente crianças que costumam ficar mais próximas dos pets, brincar em local contaminado e que acabam levando a mão suja à boca”, explica a veterinária Ana Luiza Lourenço .

A Sueba destaca que o tratamento deve ser iniciado a partir do décimo quinto dia de vida do animal, devendo ser repetido mais duas vezes após 15 dias. Para os adultos, a veterinária indica realizar o protocolo de acordo com o peso do animal, e se necessário repetir a dose após duas semanas.

Para atender famílias em vulnerabilidade financeira, mas que não querem deixar os pets sem cuidados, vermífugos são disponibilizados aos animais atendidos pela pasta.

Serviço - As consultas são realizadas às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, de forma gratuita para os pets da população. São distribuídas 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30, e 15 senhas à tarde, a partir das 13h. O tutor deve vir até a unidade de atendimento com o seu animal, além de documento com foto, comprovante de residência e o número do NIS.

Endereço: Rua Rui Barbosa, 3538 – Centro.
Informações: 2020-1397

Nos siga no Google Notícias