A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

02/04/2011 14:09

Aterro para conter erosão no Nova Lima causa transtornos durante chuva

Paula Maciulevicius

Três veículos atolam em menos de uma hora no bairro

Moradores relatam o medo que sentem quando a chuva começa. Erosão está ainda maior. (Foto: João Garrigó)Moradores relatam o medo que sentem quando a chuva começa. Erosão está ainda maior. (Foto: João Garrigó)

Com a chuva deste sábado, o medo dos moradores do Nova Lima aumenta cada vez mais. E a cratera aberta entre as ruas Santo Inácio de Loiola, Zulmira Borba e Marques de Herval também. Árvores, entulhos e lixo é um pouco do que já foi “engolido” pela erosão.

Vizinhos do buraco, a moradora Madalena Moreira, 58 anos e o irmão José Moreira, 60 anos já sentem pavor ao perceber a chuva. A casa em que moram há 24 anos, não fica sozinha.

“Com esse tempo não sei não. É perigoso, a gente tem medo de que a chuva leve a casa para o buraco”, conta José.

A cratera cresce mais a cada dia, e a vizinhança está de olho o tempo todo. Segundo Madalena, foi feito um aterro ainda maior para tentar conter a água da chuva, que desce do bairro todo.

“A previsão que deram foi de dois meses para arrumar. Isso se não levar a casa da gente primeiro”, comenta.

Caminhão atola e precisa de outro para sair do lugar. (Foto: João Garrigó)Caminhão atola e precisa de outro para sair do lugar. (Foto: João Garrigó)

A chuva foi ficando mais intensa assim como os transtornos na região. Na Rua Marques de Herval, conhecida como corredor do Nova Lima, três veículos atolaram em menos de uma hora.

As ruas ficaram alagadas e quem passava pela região teve muita dificuldade.

Mais a frente da cratera, o caminhão de placa NDS 5554, de Jiparaná – RO que transportava móveis e eletrodomésticos atolou a 10 metros do depósito em que iria parar.

Segundo o motorista, Jaime Ferreira Lima, um outro caminhão que estava a frente atolou, e para desviar, ele foi dar ré quando acabou atolando.

Foi necessário enxadas e outro caminhão da empresa para retirar o veículo.

Transtorno também para os passegeiros de dois ônibus que iam para o Vida Nova e Oscar Salazar. No mesmo local, o corredor do Nova Lima, os motoristas não conseguiram passar e atolaram.

De acordo com o motorista Alessander Oliveira Silva a cada chuva que dá na região, o risco de atolar é muito e os passageiros não tem paciência.

“Atolar aqui ainda não estava atolando. Mas colocaram aquele morro para conter a erosão, e quando chove desce tudo”, explica.

Para o morador José Ferreira, 46 anos, a cena já virou rotina. Segundo ele toda vez que chove é desse jeito e se vem uma chuva mais grossa, muitos carros atolam.

Dois ônibus atolam durante a chuva, em corredor do Nova Lima. (Foto: João Garrigó)Dois ônibus atolam durante a chuva, em corredor do Nova Lima. (Foto: João Garrigó)


Esse transtorno todo só acontece porque não houve há mais de 20 anos planejamento adequado para estes bairros. E hoje nós estamos colhendo esses frutos muitas vezes sem conseguir chegar em casa. Esses dirigentes da cidade que aprovaram isso no passado deviam ainda responder por estes verdadeiros crimes. Enquanto isso chove forte e a responsabilidade cai toda em cima do prefeito atual, que felizmente está tentando "se virar nos 30"...
 
Goretti Scardini em 04/04/2011 03:04:39
Nesta foto onde o Pálio se arrisca a passar é trecho de asfalto coberto de um morro feito pelas máquinas para conter uma erosão mais adiante. Quem utiliza deste caminho em dias de chuva se arrisca ou busca outro caminho, até as pessoas competentes encontrar uma solução para o caso. Ou este morro no meio do asfalto é um novo tipo de lombada!!!!!
 
Marluce de Lira em 03/04/2011 09:52:17
Infelizmente é aquele negócio, enquanto o prefeito poderia melhorar a vida das pessoas nos bairros, prefere embelezar a cidade, e dá nisso! Isso é ser omisso com os reais problemas da população de bairros, onde precisa haver um pouco mais de atenção. E isso não vem deste mandato, isso vem de vários mandatos anteriores!
 
Marcelo Max em 02/04/2011 02:57:36
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions