A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

07/04/2015 12:05

Atividades físicas e palestras marcam Dia Mundial da Saúde em postos da Capital

Flávia Lima
Usuários praticaram exercícios no pátio das unidades de saúde. (Foto:Divulgação)Usuários praticaram exercícios no pátio das unidades de saúde. (Foto:Divulgação)

Usuários das unidades de saúde Hélio Martins Coelho, no Tijuca e Albino Coimbra, no bairro Santa Carmélia, na Capital, comemoraram o Dia Mundial da Saúde, nesta terça-feira (7), com atividades físicas e palestras ministradas por professores de educação física, nutricionistas e enfermeiros. Os profissionais repassaram orientações sobre a importância da alimentação saudável, a prática de exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida, além de formas de prevenção de doenças.

A equipe multidisciplinar de profissionais de saúde chegaram às unidades por volta das 6h30 da manhã, quando receberam os usuários cadastrados nos programas preventivos. Somente na UBS Albino Coimbra estão cadastrados 781 pacientes hipertensos e 221 diabéticos. Eles mantem uma rotina que cumprem três vezes por semana, praticando exercícios na academia ao ar livre existente no pátio do posto. Nos demais dias o grupo se dedica a caminhada em uma pista perto do Colégio Militar. O trabalho é orientado pela educadora física Débora Teresinha, que há cinco anos atua na unidade trabalhando principalmente com idosos.

A intensidade dos exercícios segue a recomendação médica, que leva em conta a capacidade de resistência de cada paciente. Há uma equipe multidisciplinar que acompanha os grupos de diabéticos e hipertensos. Estão envolvidos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, educadores físicos, além dos agentes de saúde que muitas vezes desempenham o papel de motivador para idosos se integrarem ao programa. Além das UBS Batistão e Santa Carmélia, este trabalho multidisciplinar é desenvolvido em outras 23 unidades básicas.

Dia da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, e é comemorado com o objetivo de levar as pessoas a se conscientizarem sobre formas de melhorar a qualidade de vida. A cada ano, a OMS seleciona um tema, destacando uma área prioritária de preocupação para manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial. Em 2015, o tema é “Segurança dos Alimentos”.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions