A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

23/09/2014 11:31

Audiência abre processo para contratar gestor do Aquário do Pantanal

Aline dos Santos
Vencedora de licitação vai fazer gestão do Aquário do Pantanal. (Foto: Marcelo Calazans)Vencedora de licitação vai fazer gestão do Aquário do Pantanal. (Foto: Marcelo Calazans)

O governo do Estado fará audiência pública no próximo dia 29 de setembro para apresentar detalhes da concessão à iniciativa privada do Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, o Aquário do Pantanal. Com previsão de terminar em dezembro, a obra é executada nos altos da avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

De acordo com o edital de convocação, publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado, a audiência será para apresentação dos documentos e “demais informações a respeito da concessão para operação e exploração da galeria de aquários, centro de negócios e o centro de conhecimento e divulgação científica da biodiversidade”.

A audiência será às 14h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes. A convocação foi publicada pela Semac (Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento, Ciência e Tecnologia) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente).

Em entrevista ao Campo Grande News no início de setembro, o titular da Semac, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, informou que serão exigidos experiência no ramo e capacidade financeira da empresa. A vencedora vai assumir a gestão e cobrar ingresso para visita ao Aquário do Pantanal. O prazo de concessão poderá ser de até 25 anos.

O governo também vai exigir participação da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do sul) e Embrapa Pantanal. Outra condição é que tenha dias de visitas gratuitas para alunos de escolas públicas.

A obra física e equipamentos vão custar R$ 155 milhões. Com área de 18.635,90 metros quadrados, o local terá museu interativo e base de estudo da biodiversidade. Em formato de elipse, o Aquário do Pantanal foi projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake

A obra congrega tecnologia de diversos países. A estrutura metálica veio da Espanha; o forro e a cobertura de Portugal e a filtragem terá consultoria dos responsáveis pelo Aquário de Valência (Espanha). A construção teve início em 2011.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions