ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Audiência discute como plano diretor irá proteger cartão postal da cidade

Local necessita de políticas para preservação ambiental e histórica

Izabela Sanchez | 14/09/2017 18:33
(Foto: André Bittar)
(Foto: André Bittar)

Espécies nativas de Mato Grosso do Sul e edificações de estilo modernista são algumas das marcas do Parque dos Poderes em Campo Grande. É justamente a preservação e proteção dessas 'marcas' que motiva uma audiência pública, nesta quinta-feira (14), às 19h, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

A audiência é uma das etapas finais da revisão do Plano Diretor (lei 94/2006), principal documento que orienta o planejamento e desenvolvimento da cidade. O documento, que culmina em uma minuta para projeto de lei, pode trazer diversos instrumentos que servem para barrar, entre outras questões, a pressão imobiliária no Parque.

É o que explica o arquiteto do Daex (Departamento de Auxílio aos órgãos de Execução), do MPE-MS (Ministério Público Estadual), Jean Claude, que acompanhou todas as discussões da revisão.

"Na audiência vai ser discutida a questão do Parque dos Poderes, como preservar o parque e buscar formas de tratar o parque da maneira como ele merece ser tratado, de uma maneira diferenciada. Várias pessoas questionaram que alguns órgãos saem construindo, ampliando suas sedes, aumentando estacionamentos e tudo envolve uma derrubada da vegetação natural. Tem que haver critérios e impedir que haja prejuízo", esclarece.

Entre as mudanças que devem integrar o novo plano está um novo zoneamento da cidade, uma espécie de mapa com as características atuais de Campo Grande. O zoneamento pode estabelecer, entre outras normativas, critérios para construção de empreendimentos segundo as características de cada área da cidade.

"Vai estar aberto a sugestões mas, certamente vai interferir no macrozoneamento e no zoneamento. E teria que ser diferenciado [zoneamento do parque dos poderes], buscando a preservação do patrimônio histórico, porque essas edificações que tem no Parque dos Poderes são de estilo arquitetônico modernista, que expressam a arquitetura dos anos 80 e 90, e fora isso tem a questão ambiental, então seria nesse aspecto, e também para dar uma para freada e disciplinada na pressão imobiliária", comenta.

Deputado estadual, Amarildo Cruz (PT) provocou a discussão. Ele critica a Prefeitura do Parque dos Poderes, que segundo ele, está inserida no Parque de forma irregular. "Vamos discutir o plano diretor do Parque dos Poderes até porque não existe nenhuma legislação própria sobre a questão urbana do local, dando a devida responsabilidade para o poder público. Existe uma prefeitura administrativa lá, mas sem o devido embasamento legal", declarou.

"Defendo a ideia de que o Parque dos Poderes, Parque do Prosa e Parque da Nações Indígenas seja colocado por lei sob comando do governo estadual. Nada melhor do que discutir esta mudança definitiva quando se discute a revisão do plano diretor de Campo Grande. Por isso pedi ao prefeito que fizesse esta audiência sobre o Parque. Temos que ter esta legislação específica até para que haja a devida preservação da fauna e flora, proibindo desmatamento de mata nativa. Com esta definição em lei, todos saberiam onde pode edificar, quem controla estes locais e quem a população deve cobrar", complementou.

Plano Diretor - Campo Grande já tem um Plano Diretor, a lei 94/2006, que, ao menos em tese, orienta as políticas públicas na cidade. A revisão desse documento, segundo o Estatuto das Cidades (lei federal de 2001), deve acontecer a cada 10 anos.
Em 2016, a administração deveria ter finalizado o novo plano, mas questionamentos sobre à discussão junto a sociedade fizeram com que a revisão tivesse que voltar ao processo de consulta popular.

Nos siga no Google Notícias