ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Aumenta a procura por testes de covid-19 e de antigripais nas farmácias

Alta demanda no sistema privado se une às imagens de lotação no centro de testagem municipal

Aletheya Alves e Beatriz Magalhães | 05/01/2022 15:50
Produtos procurados pela população para auxiliar na imunidade. (Foto: Paulo Francis)
Produtos procurados pela população para auxiliar na imunidade. (Foto: Paulo Francis)

Se unindo ao cenário de alta procura por testagem de covid-19 na rede pública da Capital, farmácias que oferecem testagem de covid-19 registram aumento na demanda em conjunto com procura por vitaminas e produtos que auxiliem no reforço à imunidade. Os relatos são de que a preocupação com o coronavírus se uniu ao medo referente à H3N2.

Proprietária da Attive Care, Flávia França explica que a população passou a solicitar testagem após o feriado de Natal. “Hoje o número de testes é de cinco vezes maior do que antes do Natal. A alta na demanda mais próxima que tivemos foi no pico de março do ano passado, ainda não estamos nestes números, mas nos aproximando”, disse.

Em conjunto com a busca pelos testes, Flávia relata que também aumentou a procura por vitaminas devido à H3N2.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Em média, 40% dos testes de covid dão positivos sendo que fazemos cerca de 300 por dia. Além disso, as pessoas estão pedindo por vitaminas que ajudem na imunidade, diz.

De acordo com Flávia, a preocupação com o coronavírus é em conjunto com a gripe. Por isso, a farmácia está oferecendo vacinação contra Influenza gratuitamente. “Algumas pessoas que já tomaram vacina estão procurando para tomar de novo, mas isso não é necessário”, explica.

Farmacêutica responsável pela Mais Popular, Cibele Rottili relatou que produtos para auxiliar na imunidade estão sendo mais procurados a cada dia. “O cenário está feio, as pessoas estão preocupadas e assustadas indo atrás dos recursos”.

Teste rápido de covid-19 disponibilizado na farmácia Mais Popular. (Foto: Paulo Francis)
Teste rápido de covid-19 disponibilizado na farmácia Mais Popular. (Foto: Paulo Francis)

Na Mais Popular, a procura tem sido principalmente de própolis, vitaminas e zinco. “Muitas vezes as pessoas vêm atrás de teste e em conjunto pegam remédio para ajudar em resfriado mesmo. São produtos para melhorar o sistema de defesa do organismo”, diz.

Sistema público – Na última terça-feira (4), o centro de testagem do Centro realizou 543 exames e, durante a manhã de hoje, o cenário de alta procura se repetiu. Por isso, a prefeitura está orientando que a população procure as unidades de saúde nos bairros para realizar a testagem.

Em conjunto com a preocupação com a covid-19, os casos de H3N2 intensificam o cenário. Até o momento, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou seis óbitos em Mato Grosso do Sul.

Por isso, a orientação é para que a população que ainda não se vacinou contra Influenza busque as unidades de saúde. Na semana passada, o Campo Grande News publicou uma matéria explicando que clínicas também estavam recebendo um aumento na procura pela vacinação.

Pessoas esperando para fazer o teste de covid-19 no centro de testagem. (Foto: Henrique Kawaminami)
Pessoas esperando para fazer o teste de covid-19 no centro de testagem. (Foto: Henrique Kawaminami)


Nos siga no Google Notícias