ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Banheiros estão destruídos e abandonados em terminais

Luciana Brazil e Paulo Francis | 29/05/2013 08:14
Mictórios foram arrancados das paredes no terminal General Osório.
Mictórios foram arrancados das paredes no terminal General Osório.
No terminal General Osório, paredes estão quebradas e pichadas. (Foto:Paulo Francis)
No terminal General Osório, paredes estão quebradas e pichadas. (Foto:Paulo Francis)

Apenas os mais corajosos se arriscam a usar, mas ainda assim, só quando não há outra opção. Os banheiros de terminais de ônibus, em Campo Grande, são, sem exceção, uma vergonha, como lamentam os usuários do transporte público.

Pichados, destruídos, sem papel higiênico, sujos e sem passarem por nenhum tipo de limpeza durante dias, eles raramente são utilizados. No terminal General Osório, na avenida Coronel Antonino, o mau cheiro afasta, ao invés de ajudar quem precisa do local.

A autônoma Joice Silva, 23 anos, poucas vezes usa o banheiro e explica que o mau cheiro é forte. “Vive sujo, não tem papel higiênico e está todo pichado. O banheiro passa o dia todo sem ninguém fazer a limpeza”, lamenta.

Como outros usuários, Joice acredita que o vandalismo é causado pela “garotada da escola”. Culpados a parte, os entrevistados questionam a presença de um responsável pelo lugar.

No terminal Nova Bahia, na avenida Consul Assaf Trad, a situação não é diferente. Os banheiros não têm água, nem espelho e grande parte da estrutura está quebrada. Os usuários de ônibus não tem outra escolha, a não ser esperar chegar em casa. “O banheiro está um lixo e em todos os terminais é assim. Não tem nenhum que esteja bom. É uma vergonha, está tudo quebrado”, desabafou o pedreiro Alfrânio Monteiro, 51 anos.

A preocupação das mulheres vai além da limpeza. A auxiliar de produção Claudinete Aparecida Gargan, 49 anos, ressalta o perigo com a saúde. “Nós mulheres corremos o risco de pegar uma doença ou até uma infecção se usarmos banheiros tão sujos”.

Como se desistisse do que é pago com o dinheiro público, ela lamenta: “Tudo que é público é assim mesmo. Algumas pessoas cuidam e outras não”.

Sujeira faz usuários ficarem sem escolha.
Sujeira faz usuários ficarem sem escolha.
Paredes pichadas e mau cheiro são comuns nos banheiros de terminais de ônibus.
Paredes pichadas e mau cheiro são comuns nos banheiros de terminais de ônibus.

Engrossando a opinião de Claudinete, o militar Américo Paro, 33 anos, frisa que o local já esteve, inclusive, bem pior. “Não deveria estar assim porque a gente paga pela prestação de serviço, através dos impostos”.

Para ele, um agente patrimonial ou um vigia no local evitaria a situação atual dos banheiros.

Um motorista de ônibus, que preferiu não se identificar, contou a reportagem do Campo Grande News, que recentemente um veículo entrou no terminal e alguns rapazes entraram no banheiro para pichar. Em outra ocasião, ele encontrou um menino de oito anos dentro do banheiro pichando.

O representante comercial Tosio Yamanari, 72 anos, diz que os banheiros são precários, mas faz uma ressalva. “Mesmo assim, hoje estava bom, porque tem dias que está pior”.

Além dos banheiros, os vândalos fizeram questão de destruir também alguns telefones públicos, nos dois terminais visitados pela reportagem.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) é responsável pela limpeza dos banheiros. Segundo a Prefeitura, já está em andamento a contratação do serviço de manutenção para os banheiros.

Nos siga no Google Notícias