Barulho transforma noite em “inferno” para 1.200 vizinhos de obra na Afonso Pena
Com o vento forte na madrugada, cabo solto em construção da Plaenge atormentou moradores de residencial

Um gigante em construção na Avenida Afonso Pena, o The Place Corporate, da Plaenge, tira o sono dos moradores do residencial vizinho Jardins do Jatobá, complexo com quatro torres que reúne 1.200 habitantes. O motivo é um barulho que atravessa a madrugada e rende noites insones. O ruído é provocado por cabo solto que se choca contra a parede.
“Acontece aos finais de semana e véspera de feriado, esquecem de amarrar o andaime, que fica batendo quando venta forte. É uma negligência deles. Estamos em plena pandemia, no frio, e eu não consigo dormir. É um inferno”, afirma a jornalista Vanusa Menegazzi Braga.
A madrugada da advogada Marinalva Nucci também foi sem conseguir conciliar o sono, diante do barulho reverberando por horas e horas nos ouvidos. “E isso é recorrente. A gente reclama e resolvem no dia. O barulho começou por volta das 23h30, com o vento forte e não preguei os olhos, isso porque tinha levantado às 7h da manhã. Não aguento mais e olha que tenho paciência de Jó”, diz a advogada.
Uma terceira moradora ouvida pela reportagem, mas que pediu para não ter o nome divulgado, afirma que não descarta tomar medidas judiciais contra a Plaenge. “Quando a cidade silencia, o barulho ecoa de forma absurda. Sou extremamente afetada. Já fui à obra, liguei para o escritório, pedi pelo amor de Deus. Não consegui dormir sequer uma hora e trabalho o dia todo”, relata.
Síndico do Jardins do Jatobá, Jair de Souza conta que foi hoje ao escritório da Plaenge e saiu com a promessa de que a questão será resolvida. “Se prontificaram a resolver o problemas e vamos aguardar. O barulho é horrível e causou muito transtorno, inclusive para mim , que moro bem de frente”, afirma. O síndico conta que viu as inúmeras reclamações no grupo de bate-papo do condomínio e decidiu ir pessoalmente ao escritório da construtora.
Por meio de nota, a Plaenge informou que o ocorrido foi um caso isolado, lamentou pela noite insone dos vizinhos à obra e externou pedidos de desculpa.
“O barulho percebido a partir da obra na noite do último domingo (28/06) foi causado pelo cabo do balancim, equipamento externo à obra, que por força do vento registrado, se chocava repetidamente contra a parede. Um ato isolado não ligado à questão estrutural da obra. Lamentamos que tal incidente tenha gerado incômodo aos vizinhos, e entendemos como justa a insatisfação com o barulho causado. A empresa adotou de imediato medidas mais rígidas de forma a evitar que tal fato se repita, diante de situações climáticas semelhantes”.