Base da Guarda vai funcionar 24h e terá homens em ronda até de bicicleta
Núcleo operacional é o terceiro em Campo Grande; já há nos bairros Estrela do Sul e Aero Rancho
Na Praça do Rádio, no centro de Campo Grande, a base da Guarda Civil Metropolitana - antiga Guarda Civil - vai funcionar 24 horas por dia e terá homens gerenciando e em rondas de moto e bicicleta.
Nesta segunda-feira (dia 27), a prefeitura de Campo Grande inaugurou a base, que é a terceira na Capital. Já há sedes nos bairros Estrela do Sul e Aero Rancho, lados opostos da cidade.
Segundo o secretário de Segurança do município, Valério Azambuja, a gerência na Praça do Rádio vai coordenar os trabalhos, o núcleo que funciona na antiga Rodoviária, no bairro Amambaí, vai atuar com moto patrulhamento e outro núcleo da Orla Ferroviária vai fazer rondas de bicicleta.
"Trouxemos uma sede sem custo para área central, que antes era ocupado por usuário de drogas, vendedoras ambulantes e traficantes. A mão de obra foi 100% dos guardas".
Serão 140 guardas envolvidos nesta base e, segundo o comandante Marco Thill, o principal desafio é atuação com moradores de ruas e usuários de drogas, mais comuns na área central. O prédio conta com computadores, copa, área de descanso, entre outros.
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) reforçou que o trabalho organizado tem de dar tranquilidade aos consumidores.
Como e onde - A base central da Guarda fica em um prédio da Praça, que já funcionou como loja de produtos artesanais. Quem anda na calçada da praça, pela avenida Afonso Pena, consegue acessar o local ao virar à direita na altura do ponto de ônibus.
Ainda segundo o município, a reforma "não passou de R$ 15 mil" custeados pela prefeitura com a Associação Comercial. Todo o trabalho, que se resume em pintura e algumas adequações, foi feito pelos guardas civis.