A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

13/06/2015 14:16

Blitz educativa na Capital orienta sobre Teste do Coraçãozinho

Aline dos Santos
Deputado (centro) é autor da lei que obriga teste em recém-nascidos. (Foto: Marco Miatelo)Deputado (centro) é autor da lei que obriga teste em recém-nascidos. (Foto: Marco Miatelo)

Uma blitz educativa foi realizada ontem no Centro de Campo Grande para lembrar o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita. Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado a tornar obrigatório o Teste do Coraçãozinho em recém-nascidos, ainda nas maternidades. A exigência é prevista na Lei 4.131/11.

“O Teste do Coraçãozinho é indolor, não invasivo, e deve ser oferecido gratuitamente pelas maternidades. É importante fazer este exame nas primeiras 24 horas de vida do bebê”, afirma o deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), que é autor da legislação e participou da mobilização alusiva à data.

A oximetria de pulso, popularmente conhecido como Teste do Coraçãozinho, pode ser realizada por um profissional de enfermagem e não exige mais do que cinco minutos.

Quem tem um cardiopata na família ressalta a relevância da realização do exame. “A gente que tem um coração especial em casa, sabe o quanto é vital o diagnostico precoce da cardiopatia”, afirma Thays Dittmar.

De acordo com a Associação de Assistência à Criança Cardiopata Pequenos Corações, a cada 100 bebês nascidos vivos, um é cardiopata.

Durante discussão, adolescente de 17 anos é esfaqueado pelo amigo
Um jovem de 17 anos foi levado em estado grave para a Santa Casa após ser esfaqueado na noite deste sábado, na frente da casa em que mora no Bairro G...
Após furtar obra, ladrão é capturado por moradores e ferido a tiros
Marcio Estacio Duarte Teixeira, de 31 anos, foi socorrido a Santa Casa de Campo Grande após ser atingido por dois tiros na madrugada deste domingo (1...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions