ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Blitz educativa na Capital orienta sobre Teste do Coraçãozinho

Aline dos Santos | 13/06/2015 14:16
Deputado (centro) é autor da lei que obriga teste em recém-nascidos. (Foto: Marco Miatelo)
Deputado (centro) é autor da lei que obriga teste em recém-nascidos. (Foto: Marco Miatelo)

Uma blitz educativa foi realizada ontem no Centro de Campo Grande para lembrar o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita. Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado a tornar obrigatório o Teste do Coraçãozinho em recém-nascidos, ainda nas maternidades. A exigência é prevista na Lei 4.131/11.

“O Teste do Coraçãozinho é indolor, não invasivo, e deve ser oferecido gratuitamente pelas maternidades. É importante fazer este exame nas primeiras 24 horas de vida do bebê”, afirma o deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), que é autor da legislação e participou da mobilização alusiva à data.

A oximetria de pulso, popularmente conhecido como Teste do Coraçãozinho, pode ser realizada por um profissional de enfermagem e não exige mais do que cinco minutos.

Quem tem um cardiopata na família ressalta a relevância da realização do exame. “A gente que tem um coração especial em casa, sabe o quanto é vital o diagnostico precoce da cardiopatia”, afirma Thays Dittmar.

De acordo com a Associação de Assistência à Criança Cardiopata Pequenos Corações, a cada 100 bebês nascidos vivos, um é cardiopata.

Nos siga no Google Notícias