Bope do MS e esquadrão de elite do Exército trocam experiências em treinamento

Treinamento entre o Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) e o BFE (Batalhão de Forças Especiais do Exército Brasileiro) promove troca de experiência entre as corporações, e garante reforço na segurança da população.
Entre hoje (06) e o próximo dia 16, as duas instituições estarão reunidas na sede do CMO (Comando Militar do Oeste), em Campo Grande, realizando atividades em conjunto.
- Leia Também
- Boca de Urna do Ibope aponta 2º turno entre Dilma e Aécio
- Ibope aponta vitória de Simone e disputa apertada entre Bernal e Ayache
“É uma troca de informações que tem por objetivo ampliar o conhecimento das corporações”, afirma o major Rodrigo Alves, da assessoria de comunicação do CMO.
Ele explica que durante o período de treinamento, os envolvidos participam de atividades teóricas e práticas, como resgate de reféns, patrulha rural, tiro de precisão, entre outros.
“Primeiro eles demonstram suas metodologias de trabalho e depois vão a campo, na prática, em simulações diversas de operações, principalmente no combate ao narcotráfico e ações contra-terroristas”, disse o major.
Ele lembra ainda que, como são esquadrões de elite, as duas corporações só entram em cena nos casos mais extremos. “Por exemplo, quando há uma ação terrorista com reféns, o Bope ou o BFE só serão chamados se todas as possibilidades adotadas pelos negociadores da polícia se esgotarem”, completou.
O major alega ainda que o BFE, com sede em Goiânia (GO), percorre o país trocando experiências com as diversas forças de segurança, e que quem tem a ganhar com isso é a comunidade. “Essa troca incrementa o trabalho e dá mais opções de ação no combate de repressão à criminalidade. Todos os envolvidos têm a ganhar com a inicitativa, principalmente a população”, concluiu.