A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

02/10/2014 18:30

Ibope aponta Dilma com 47% dos votos válidos e Datafolha vê empate no 2º

Eduardo Penedo
As pesquisas Ibope e Datafolha apontam Dilma com 47% e  45% intenções de votos. (Foto:Cadu Gomes)As pesquisas Ibope e Datafolha apontam Dilma com 47% e 45% intenções de votos. (Foto:Cadu Gomes)

A três dias das eleições, as pesquisas Ibope e Datafolha que foram divulgadas nesta quinta-feira (3) apontam que a candidata a reeleição Dilma Roussef tem 47% e  45% dos votos válidos respectivamente. Na disputa pela segunda vaga em um eventual 2º turno, Aécio Neves (PSDB) conseguiu empatar com Marina Silva (PSB) na disputa pelo segundo lugar da corrida presidencial, segundo o Datafolha. Marina voltou a oscilar para baixo, enquanto o tucano Aécio Neves permaneceu no mesmo patamar pelo quarto levantamento seguido.

Segundo a pesquisa Ibope, Dilma passou de 39% para 40% das intenções de votos totais, enquanto Marina variou de 25% para 24%, e Aécio ficou nos 19% que apresenta desde a metade de setembro. Nos votos válidos - quando se exclui da conta os brancos e nulos e os eleitores indecisos - o placar é de 47%, 28% e 22%, respectivamente.

Já o Datafolha mostra Marina com 24% das intenções de voto, Aécio com 21%. Juntos, os outros candidatos somam 4% das intenções de voto. Luciana Genro(PSOL), Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada, enquanto os demais totalizam 1%. Brancos são 5%, eleitores dispostos a votar nulo representam outros 5%.

Em votos válidos (conta que descarta brancos e nulos), o placar do primeiro turno é Dilma com 45%, Marina com 27%, Aécio com 24%. Nos testes de segundo turno, Dilma vence tanto Marina quanto Aécio com o mesmo resultado: 48% a 41%.

A pesquisa Ibope aponta em uma simulação de 2.º turno entre Dilma e Marina, a presidente conseguiu sair do empate técnico e abriu sete pontos porcentuais de vantagem (43% a 36%). Em um confronto direto contra Aécio, a petista teria vitória ainda mais folgada se a eleição fosse hoje: 46% a 33%.

Desde 15 de setembro, a taxa de votos válidos em Dilma subiu paulatinamente nas pesquisas Ibope (42%, 43%, 45% e agora 47%), o que reabre a possibilidade de uma vitória no 1.º turno. Para que isso ocorra, ela precisará de pelo menos 50% mais um dos votos válidos (maioria absoluta) no domingo. Em 2010, quando concorreu pela primeira vez, a petista não passou dos 47% na primeira rodada da eleição.

O Datafolha ouviu 12.022 eleitores em 433 municípios nos dias 1º e 2 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00933/2014.

Já o Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 29 de setembro e 1.º de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, em 100 pesquisas feitas com a mesma metodologia, 95 terão resultados dentro da margem de erro prevista pelo instituto. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00942/2014.

Ibope aponta liderança de Dilma e disputa apertada pelo 2º lugar
A pesquisa divulgada pelo Ibope nesta terça-feira (30) mostrou que a candidata da PT à reeleição, a presidente Dilma Roussef, lidera a corrida rumo a...
Datafolha mostra que Dilma mantém liderança, e Marina e Aécio disputam posição
A última pesquisa divulgada pelo Datafolha mostrou que a presidente Dilma Roussef (PT), candidata à reeleição manteve a distância do segundo colado, ...
Datafolha mostra que Dilma dobrou a vantagem sobre Marina no 1º turno
A última pesquisa do Datafolha divulgada no começo da noite desta sexta-feira (26) mostra que a presidente Dilma Roussef (PT), candidata à reeleição,...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions