Busto sumiu, mas ninguém notou furto de homenagem a ex-prefeito
A escultura foi retirada de uma estrutura de concreto localizada em frente à Catedral Nossa Senhora da Abadia
Trabalhadores da área central, funcionários da Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio e até as pessoas em situação de rua conhecidas na região demoraram para perceber o sumiço do busto em homenagem ao ex-prefeito Vespasiano Martins que ficava em frente a igreja. A escultura foi furtada no início da semana e agora está no corredor de uma delegacia. Os suspeitos ainda não foram encontrados.
À reportagem do Campo Grande News percorreu a praça Santo Antônio na tarde desta quarta-feira (27) e conversou com algumas pessoas em situação de rua. A maioria deles não tinha percebido a ausência da escultura histórica que antes fazia parte do cenário.
- Leia Também
- Busto de ex-prefeito é furtado e acaba em meio ao lixo na Dom Aquino
- “Entrelaçando linhas e cores”, Gisele faz até museu Santo Antônio virar bordado
Outros só notaram quando questionados pela reportagem e foram unânimes em dizer que possivelmente os suspeitos são de outros bairros.
A coordenadora do setor administrativo da Catedral, Maria do Carmo, de 53 anos, contou só sentiu falta da estátua quando dois investigadores de polícia chegaram na igreja e perguntaram se elas reconheciam a escultura.
Na dúvida, ela e os policiais até fizeram consultas na internet. Eles chegaram a cogitar que o busto era em homenagem a Amélio De Carvalho Baís, como foi registrado no boletim de ocorrência, e só depois descobriram se tratar de Vespasiano Martins.
A escultura agora está no corredor da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro e ainda não há informações sobre suspeitos.Também não há previsão sobre quando o busto vai voltar para o lugar.
“É triste que danificaram”, lamenta Soni Rodrigues, de 51 anos, que trabalha na secretaria da igreja, confessando também ter percebido o furto só após a chegada da polícia.
Um mototaxista, que pediu para não ter a identidade divulgada, trabalha diariamente nas proximidades da Catedral e também só notou que o busto havia sumido depois de perceber a movimentação de policiais e jornalistas. “É uma judiação terem feito um negócio desses”, finalizou.
O Caso - O busto histórico de Vespasiano Barbosa Martins, que antes repousava sobre uma estrutura de concreto em frente à Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio, no Centro, amanheceu em meio ao lixo na terça-feira (26).
O personagem foi localizado entre papelões e plásticos na calçada da Rua Dom Aquino, próximo a antiga rodoviária da Capital.
Médico por formação, Vespasiano Barbosa Martins atuou na política entre os anos de 1931 até 1955, período em que foi prefeito de Campo Grande por três vezes, governador e senador por Mato Grosso em dois mandatos.