ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Câmara acaba com polêmica sobre quórum para processante nesta terça

Antonio Marques | 10/08/2015 13:39
O parecer da Comissão de Constituição e Justiça sobre o quórum da Processante vai ser votado no Plenário nesta terça-feira (Foto: Divulgação/ Assessoria Câmara Municipal)
O parecer da Comissão de Constituição e Justiça sobre o quórum da Processante vai ser votado no Plenário nesta terça-feira (Foto: Divulgação/ Assessoria Câmara Municipal)

A votação do pedido de abertura de Comissão Processante contra o prefeito Gilmar Olarte (PP), que estava marcada para amanhã, 11, foi adiada e será votado na sessão ordinária da próxima quinta-feira (13). Nesta terça-feira, os vereadores vão votar parecer da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final acerca do quórum necessário para abertura, se maioria simples (15 votos) ou maioria absoluta (20 votos).

A justificativa da Casa para esse procedimento é devido a divergências dentro da própria Comissão de Justiça, que não obteve unanimidade, e o parecer vai a votação no Plenário pelos demais pares. Os vereadores Vanderlei Cabeludo (PMDB), Airton Saraiva (DEM) e Otávio Trad (PTdoB) se manifestaram a favor do quorum de 20 votos para abertura da Comissão Processante e os vereadores Marcos Alex (PT) e Paulo Pedra (PDT) defendem a tese dos 15 votos.

Denúncia - a denúncia, contendo o pedido de abertura de Comissão Processante, foi protocolado pelos vereadores Marcos Alex (PT), Thais Helena (PT) e Luiza Ribeiro (PPS), que ficam impedidos, pelo regimento, de participarem da votação. Dessa forma, já foram convocados os suplentes Élbio dos Santos Mendonça (PT), Roberto Santos Durães (PT) e Aldo Eurípedes Donizete (PPS) para comparecerem à sessão.

Caso o pedido de abertura seja aprovado em Plenário com maioria absoluta de votos, serão sorteados três vereadores, entre os desimpedidos, para comporem a Comissão Processante, elegendo entre si o presidente e o relator. Todavia, se o pedido for negado, a denúncia será devidamente arquivada.

O secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Paulo Matos, disse que o prefeito Gilmar Olarte está tranquilo em relação a votação da Processante. “As razões para abertura da Comissão não são fundamentadas em fatos concretos“, comentou.

Nos siga no Google Notícias