ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Câmara diz que cumpre acordo, mas não revela número de comissionados

Ação na Justiça aponta excesso de comissionados; acordo com o MPE estabeleceu concurso público e substituições

Mayara Bueno | 08/09/2017 07:51
Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)
Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)

À Justiça, a Câmara Municipal de Campo Grande informou que tem cumprido o acordo estabelecido com o MPE (Ministério Público Estadual) para realização de seu concurso público. No entanto, não revelou o número de funcionários comissionados.

Em junho de 2016, o Ministério Público entrou com uma ação civil pública contra o Legislativo municipal afirmando que existia um número muito alto de servidores comissionados - aqueles sem concurso público.

O pedido na Justiça foi para que a Câmara fosse obrigada a promover certame para contratar e substituir comissionados. Antes de decisão judicial, a casa de leis fez acordo se comprometendo a promover certame - o que está sendo feito - e fazer um estudo com o número excessivo de comissionados.

Porém, até então o Legislativo não informou a relação de comissionados e o Ministério Público cobrou novamente o cumprimento do item 1 do acordo. Nesta parte, o Legislativo se comprometia a fazer um estudo "em relação ao número excessivo de servidores comissionados, os quais serão substituídos em razão do concurso".

Em sua resposta, a casa de leis disse que fez o levantamento preliminar por meio do recursos humanos em todos os setores. "Tal levantamento ocorreu de forma preliminar para servir de base para a realização do concurso público".

A Câmara se referiu ao estudo feito para chegar ao número de vagas. Explicou que, após a contratação da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e Cultura), as carreiras e cargos foram reestruturados se adequando a realidade.

Não especifica, no entanto, se cumpriu o item que diz respeito ao número de comissionados, como o Ministério Público Estadual havia cobrado. Anexo à manifestação, constam os decretos e edial previstos na concorrência.

Nos siga no Google Notícias