ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Campo Grande: a capital com mais adolescentes que já fumaram

Nadyenka Castro e Viviane Oliveira | 19/06/2013 18:51
Aluno do 9ª ano do Ensino Fundamental já fuma. (Foto: Cleber Gellio)
Aluno do 9ª ano do Ensino Fundamental já fuma. (Foto: Cleber Gellio)

Ele só tem 15 anos e já fuma cigarro e maconha. Aluno do 9ª ano do Ensino Fundamental, o apaixonado por skate é o retrato do que aponta os números da Pense (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), neste ano: Campo Grande é a capital do País que mais tem estudantes entre 13 e 15 anos que já fumaram pelo menos uma vez. Curitiba está em segundo lugar.

De acordo com o levantamento, 37,1% dos 1.953 adolescentes entre 13 e 15 anos de Campo Grande, que responderam à pesquisa, por palmtop, declararam que já fumaram, colocando o município como a Capital que mais tem estudantes nessa faixa etária que já experimentaram o tabagismo.

Não foi perguntado para esses alunos o que motivou eles a fumar, mas em conversa com essa garotada é fácil descobrir os principais: vontade de parecer mais velho, ser aceito pelos amigos e a necessidade de experimentar o que é proibido.

“Com o cigarro nos dedos eu mostro maturidade. Mostro que mando na minha vida, que eu faço o que quiser”, justifica o aluno de uma escola pública da Capital, que diz nunca ter tentado parar e, nem quer, ao contrário de 65,4% do total de entrevistados em todo o País. Estes declararam ter tentado largar pelo uma vez nos últimos 12 meses.

A pesquisa mostra que 40,5% dos alunos de Campo Grande que disseram já ter fumado são do sexo masculino e 36,7% do feminino. A maioria deles é de escola pública – 26% - e 15,2% de escola privada.

O número de ‘fumantes’ em 2012, na faixa etária pesquisada, reduziu de 22,3% para 24,2%, segundo o estudo do IBGE.

Quando analisado os dados por regiões, a Sul lidera: 19,6% já experimentaram o tabaco. A região Nordeste está no lado oposto: 14,9%. Em todo o País, 20,9% dos ‘fumantes’ são de escolas administradas pelo governo e 13,8% das demais.

Adolescentes de 15 anos que fumaram quando tinham 13 anos ou menos representam 15,4% dos entrevistados. Número bem abaixo do que mostra a OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre meninos e meninas da mesma idade, que frequentam escola na Europa e América do Norte: 24%.

Uso atual - Os números do IBGE apontam também que Campo Grande lidera no item estudantes de 13 a 15 anos que fumaram no período de 30 dias antes da pesquisa, feita em 55 escolas da Capital, com 1.953 alunos de 76 turmas: 12,1% dos entrevistados disseram que colocaram cigarro na boca no período perguntado.

Atrás da capital de Mato Grosso do Sul está Florianópolis, Santa Catarina, com 9,7%. Salvador, Bahia, com 3,2%, e Aracaju, Sergipe, com 3,4% estão no fim da lista.

Cigarro de palha: Conforme a pesquisa, 4,8% dos 109.104 entrevistados em 2.842 escolas de todo o Brasil, no ano passado,usam ou já experimentaram cigarro de palha, cachimbo, narguile e fumo de mascar.

Exemplos - Segundo a OMS, a maioria dos fumantes adultos já fumavam antes dos 18 anos e têm exemplos na família ou grupo de amigos.

Dos estudantes que responderam à pesquisa do IBGE, 29,8% disseram que pelo menos um dos pais ou responsáveis é fumante e 91,7% declararam que a família se importaria caso soubessem do tabaco.

Este último quesito, o entrevistado pelo Campo Grande News disse não se preocupar: ele afirma que mora com a mãe, que não fuma, mas sabe dos vícios dele. “Não tem como não esconder. Sente o cheiro, encontra alguma coisa nos bolsos”.

Nos siga no Google Notícias