Campo Grande ganha outro posto para emissão da nova carteira de identidade
Unidade no Norte Sul Plaza vai ofertar 200 atendimentos diários com agendamento prévio

A população de Campo Grande passa a contar, a partir desta quarta-feira (30), com outro posto para emissão da nova CIN (Carteira de Identidade Nacional). Localizada no Shopping Norte Sul Plaza, a unidade é a 9ª da Capital e integra a rede do Instituto de Identificação, vinculado à Polícia Científica de Mato Grosso do Sul.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande ganhou mais um posto para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), localizado no Shopping Norte Sul Plaza. A unidade é a nona da capital sul-mato-grossense e oferecerá inicialmente 200 vagas diárias, com previsão de ampliação para 400 atendimentos. O novo documento, que substitui o RG tradicional, adota o CPF como identificação única e está disponível em versões física e digital. Com esta inauguração, Mato Grosso do Sul passa a contar com 90 postos de identificação, sendo nove na capital e 81 no interior do estado.
Inicialmente, o local funcionará com cinco estações de atendimento e uma equipe de sete servidores, oferecendo 200 vagas diárias mediante agendamento no site da Sejusp (www.sejusp.ms.gov.br). A previsão é que, nos próximos meses, a estrutura seja ampliada para dez estações, dobrando a capacidade e contribuindo para que a Capital alcance a marca de até 1.000 carteiras emitidas por dia.
- Leia Também
- Presos da Máxima recebem nova Carteira de Identidade em mutirão de cidadania
- Sem dados de quantos "não existem", ação espera emitir mais de 5 mil documentos
Com a inauguração, MS passa a ter 90 postos de identificação ativos, nove em Campo Grande e 81 no interior. A expansão dos atendimentos, segundo o diretor do Instituto de Identificação, Daniel Freitas, representa um avanço na descentralização dos serviços públicos. “Leva mais comodidade à população e reforça o compromisso do Estado com o direito à identidade civil e à cidadania”, afirmou.
Sobre a CIN - A nova Carteira de Identidade Nacional substitui o antigo RG e adota o número do CPF como identificação única. O documento possui versões física e digital, e a emissão da primeira via será gratuita até 2033. A validade da CIN varia conforme a idade:
5 anos para crianças até 12 anos; 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos e validade indeterminada para maiores de 60 anos
Para emitir a CIN, é necessário agendar atendimento e apresentar CPF e certidão de nascimento ou casamento. Também é possível incluir informações complementares como tipo sanguíneo, nome social e título de eleitor. No Estado, já foram emitidas 7.490 unidades do novo documento para pessoas com deficiência.
A abertura do novo posto marca também o início da agenda estadual de atendimentos para o mês de setembro. Estão previstas 900 vagas diárias em Campo Grande e 1.300 no interior. Vagas extras serão abertas às sextas-feiras, e casos urgentes poderão ser tratados diretamente nas unidades.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.