ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Campo Grande tem só cinco equipes de 'fumacê' contra Aedes aegypti

Flávia Lima | 24/12/2015 08:29
Fumacê está passando por apenas cinco bairros da Capital. (Foto: Cassimiro Silva/Prefeitura)
Fumacê está passando por apenas cinco bairros da Capital. (Foto: Cassimiro Silva/Prefeitura)

Mesmo com o avanço na epidemia de dengue em Campo Grande, o serviço de fumacê – aplicação de inseticida para matar o mosquito Aedes aegypti, transmissor desta e outras doenças – seguirá restrito às regiões onde o índice de infestação é maior. Atualmente, apenas cinco equipes fazem o serviço, com a previsão de, a partir de janeiro, estendê-lo para mais um horário, no início da manhã, e a expectativa de dobrar a frota usada.

De acordo com o chefe de serviço do Controle de Vetores e Endemias da Capital, Wagner Ricardo dos Santos, atualmente a aplicação do inseticida é feita de forma simultânea, sempre a partir das 16h30, somente nos cinco bairros que apresentam os maiores índices de notificações. Atualmente, estas regiões são Jardim Noroeste, Nova Lima, Lageado, Moreninhas e Nova Campo Grande.

Apesar de garantir que o número de veículos usados para o fumacê seja suficiente, o chefe do setor conta haver previsão de ter mais cinco carros aplicando o inseticida na cidade. Santos conta que o governo do Estado está providenciando mais bombas para equipar a frota da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

"A programação segue normas do Ministério da Saúde. Não adianta intensificar o fumacê em áreas com baixa incidência ou por muito tempo porque o inseticida acaba não surtindo mais efeito", explica o chefe do serviço de Controle de Vetores e Endemias. 

Indicação é de que população mantenha portas e janelas abertas quando o fumacê passar. (Foto: Cassimiro Silva/Prefeitura)
Indicação é de que população mantenha portas e janelas abertas quando o fumacê passar. (Foto: Cassimiro Silva/Prefeitura)

Confirmado, por enquanto, é que em janeiro o fumacê também passe às 4h30. Os horários, segundo Santos, também são recomendação do Ministério da Saúde, já que nesses períodos a umidade relativa do ar está mais alta, potencializando o efeito do inseticida. Com calor forte, a evaporação reduz a eficácia do veneno.

Outro ponto explicado por Santos é que o Aedes aegypti costuma se proteger do calor, por isso seus ataques acontecem nas primeiras horas do dia ou ao entardecer, quando o ar está mais fresco. "O inseticida tem um componente que obriga o mosquito a sair de suas tocas, mas procuramos respeitar seus hábitos para aplicar o fumacê", diz.

Eficácia- Para que o fumacê seja eficaz, é preciso que a população mantenha portas e janelas abertas quando ouvir o veículo chegando no bairro. É importante cobrir alimentos e proteger os animais. "O mosquito se esconde dentro de casa, não fica em árvores, por isso é preciso facilitar a entrada do inseticida", explica Wagner dos Santos.

Em Campo Grande, os veículos têm feito em média sete ciclos de borrifação, alcançando cerca de 100 quarteirões por bairro. A cada ciclo, o serviço é suspenso entre cinco e sete dias para que um novo levantamento de notificações seja feito.

O número de habitantes do bairro também influencia na classificação da incidência. No Jardim Noroeste, por exemplo, nas últimas semanas foram registradas 72 notificações, porém como não é uma região muito populosa, a incidência é considerada alta.

O fumacê é considerado recurso importante no combate ao mosquito Aedes aegypti. Porém, conforme o chefe de serviço do Controle de Vetores e Endemias, a atuação dos agentes de saúde, que percorrem os domicílios, é o que realmente garante a eliminação do foco.

"A vantagem dos veículos é que o trabalho é mais rápido, mas só os agentes é que garantem a retirada de utensílios de dentro das casas que podem acumular água e se tornar um foco em potencial", afirma Wagner.

Nos siga no Google Notícias