A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

18/03/2011 10:39

WWF Brasil diz que campo-grandense gosta de carne, cerveja e ar-condicionado

Paulo Fernandes

Pesquisa poderá nortear políticas públicas e estratégias empresariais

Nelsinho Trad recebeu dados que estarão no relatório da WWF Brasil(foto: divulgação)Nelsinho Trad recebeu dados que estarão no relatório da WWF Brasil(foto: divulgação)

O prefeito Nelsinho Trad recebeu nesta sexta-feira as informações da Pegada Ecológica de Campo Grande, feita pela WWF Brasil. O estudo feito com base na pesquisa de orçamento familiar comprova em números o que todo mundo já sabe: o campo-grandense consome muita carne e bebidas alcoólicas, além de usar muito ar-condicionado.

Campo Grande foi a primeira cidade do Brasil a fazer a Pegada Ecológica. O levantamento mostra o padrão de consumo do campo-grandense e os recursos naturais que são consumidos, mas os números só serão divulgados no dia 1º de abril.

De acordo com o coordenador do programa Cerrado do Pantanal da WWF Brasil, Michael Becker, os dados são importantes para nortear políticas públicas e estratégias empresariais para reduzir o impacto no meio-ambiente.

Becker explicou que o objetivo não é mudar os hábitos de consumo, mas amenizar os impactos. “Detectamos um alto consumo de energia, principalmente em ar-condicionado. Não quer dizer que tem que desligar o ar-condicionado no calor de Campo Grande, mas implementar a eficiência energética”, disse.

Ele afirmou que a população pode contribuir comprando produtos orgânicos, lâmpadas frias e madeira certificada. “Aqui, em Campo Grande, já tem um bom exemplo que é o uso da carne orgânica certificada nas escolas”, contou.

A WWF Brasil fez ainda mobilizações nas escolas municipais para explicar a importância de hábitos de consumo conscientes.

“Acredito que Campo Grande está no caminho correto. Esperamos monitorar em longo prazo, para acompanhar nos próximos 5 ou 6 anos”, disse o coordenador do programa Cerrado do Pantanal

O prefeito Nelsinho Trad ficou feliz com o resultado do levantamento. Ele disse que espera que o próximo prefeito possa dar sequência ao trabalho e que coloque em prática uma política de desenvolvimento sustentável.

“Estamos satisfeitos e vamos continuar com a parceria. Quem não encarar assim [reconhecendo a importância do desenvolvimento sustentável], sofrerá graves conseqüências”, afirmou.

Nelsinho recebe relatório da WWF e inaugura unidade de saúde
O prefeito Nelson Trad Filho recebe logo mais, às 8h30, da WWF Brasil, o relatório da Pegada Ecológica de Campo Grande. O evento será no gabinete de ...
Brasil cumpre poucas metas de preservação de seus biomas
O Brasil cumpriu poucas metas para a proteção de seus biomas estipuladas na Convenção das Nações Unidas (ONU) sobre Conservação da Diversidade Biológ...
Brasil já é 4º maior causador do efeito estufa, diz WWF
A Hora do Planeta, o manifesto que será realizado hoje (28) em 84 países do mundo, como alerta para os efeitos das mudanças climáticas, tem um signif...


é... tudo isso é muito bom,e tem mais,gostamos muito,mais muito mesmo de um bom chamamé,e curtir um bom chamamé tem quer ter muita cerveja muita energia,e num ambiente com muito ar condicionado,rsrsrsrsrs,isso só é previlégio dos campo grandenses...
 
waldemar souza em 19/03/2011 11:34:05
Cerrado do Pantanal? o que é isso???
 
Josivaldo Marques em 19/03/2011 04:52:40
Desenvolvimento sustentável não inclui a implantação mais que atrasada de um sistema de coleta seletiva e um lugar adequado para descarte do lixo? Ou vamos continuar comendo carne e tomando cerveja no ar condicionado e jogando nosso lixo pela janela?
 
Michelle Silva em 18/03/2011 11:43:40
olha eu realmente gosto muito disso tudo que foi pesquisado unica coisa que eu acho que ficou faltando foi dizer que nos gostamos muito de mulher..
 
luiz fernandes em 18/03/2011 11:24:13
Respondendo ao Marco Aurélio:
Pioneirismo?! Nossa capital já está degradada. O córrego Joaquim Português está assoreado, o Sóter é só areia, o Prosa canalizado, o Anhanduí é um esgoto fétido, e o Segredo uma valeta que o campo-grandense adoro cair ali de carro. Preservar o que? a bela grama da Via Parque? ACORDA PRA VIDA MEU AMIGO. O momento já passou estamos atrasados.
 
Eduardo Aguiar em 18/03/2011 11:21:00
E quem não gosta?
 
Eduardo Aguiar em 18/03/2011 11:13:09
Carne gelada e cerveja gelada... tudo no ar condicionado!!!
 
Luciano Bandeira em 18/03/2011 11:11:22
Temos que alavancar esse pionerismo de preservação conciente pois temos oquê preservar...Vamos manter cada vez mais viva esta linda capital do serrado brasileiro!!!
 
Marcos Aúrélio em 18/03/2011 11:04:24
Essa WWF prá ficar ruim tem que melhorar muito. E o prefeito ainda perde tempo com isso. Brincadeira.
 
Áttila Gomes em 18/03/2011 10:28:21
É pra rir ou pra chorar?
E os males e acidentes q o álcool causa? Ah q nada! Faz parte da nossa cultura!
"Campo Grande está no caminho certo... Estamos satisfeitos..." Eu não, Sr. Prefeito!
 
Maysa Brum Bueno em 18/03/2011 10:14:32
Legal!!! Por favor, abaixem o preço da carne "orgânica". Aí vai ficar legal. Hoje o frango está pronto para o abatimento em 40 dias, suspeito... O boi incha nas tais zonas de confinamento, suspeito... Será que essas carnes e animais usam produtos ecologicamente corretos? Hum!!!suspeito. Cresci no Anhanduí comendo carne de galinha caipira e de boi alongado no pasto natural. Na cidade haviam muitas áreas verdes e menos impermeabilização do solo. Hoje, o calor tá demais, ar condicionado nele,e é claro, cerveja gelada também. Aliás, pra que serviu essa pesquisa do óbvio olulante? Ah!! entendi, pro prefeito repassar pro outro prefeito. Bem, tá calor, vou tomar uma gelada e comer um churrasquinho.
 
Carlos Alberto em 18/03/2011 06:55:07
Quando se fala em Preservação do Meio Ambiente não é apenas deixar a capital mais linda, é conciência para preservar a agua, o ar e todos os recursos naturais.
Lembramos que se nós (Seres Humanos) estamos aqui (na terra) é porque a Natureza ainda nos permite, resta saber até quando!!!!!!
 
Daniela Fialho em 18/03/2011 03:47:09
Não sei como consegui dormir estes anos todos sem saber o resultado dessa pesquisa. Deve ser pelo ar condicionado, ou será que foi a carne assada, .., quem sabe a cervejinha? sei lá, mas agora meu mundo vai mudar.
 
Carlos Alberto em 18/03/2011 02:50:28
..tsstssss...comemos carne porque peixe é caríssimo e frango enjoa de comer com o tempo, agora no calor de 38 graus do mato grosso do sul, tomar cerveja gelada e gostar de ar condicionado, pesquisa óbvia....."os dados serão importantes para nortear políticas públicas"..caros leitores, é pra ficar rindo meia hora com uma dessas...

Sra. WWF

1) Pesquise o quanto de orgãos publicos ficam com luzes acesas desnecessariamente, verifique o dimensionamento de lãmpadas, quantifique o numero de computadores com telas "trobolhonas" em vez de LCD(no minimo), verifique quantos equipamentos ficam em "stand by", quantifique o tipo de ar condicionado utilizado em repartições públicas....ainda do tempo da marca "ADMIRAL"........ sugestão produto orgânico..rsrsrs, alface a 4 reais, tomate a 20 reais o kilo, carne organica a 40reais o kilo..olha só vc mesma Sra. WWF..rsrs

´Não vou dar mais sugestões de graça.....

 
Sergio Correa em 18/03/2011 02:44:40
Mas a coleta seletiva já está em implantação em Campo Grande!!! O prazo é que até 2012 tenhamos esse processo concluído e a prefeitura já adiantou muita coisa, dentre eles os ecopontos e o recolhimento de óleo comestível usado. As pessoas precisam ler mais antes de criticar!!!
 
Yuri Bezerra em 18/03/2011 01:33:34
Hummmm eu não faço parte desse grupo sabe porque?? SÓ COMO OVO DIA E NOITE não aquento mais comer o ovo, 5 reais compro uma cartela com trinta ovinhos equivale a tres quilos da carne que ta mais cara do que a grama do ouro ta foda...........