A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

27/07/2013 09:40

Cansadas de esperar por asfalto, até famílias deixam bairro perto do Centro

Helton Verão e Edivaldo Bitencourt
Somente as vias por onde passa o transporte público existe asfalto (Foto: Cleber Gellio)Somente as vias por onde passa o transporte público existe asfalto (Foto: Cleber Gellio)

Localizado há cerca de seis quilômetros do Centro de Campo Grande, mas abandonado, com ruas tomadas por buracos e terrenos ocupados por mato e lixo, o Jardim Seminário está sendo abandonado até pelos seus moradores. Cansadas de esperar pela pavimentação há quase duas décadas, algumas famílias até estão mudando do bairro, apesar da boa localização. 

Muitos moradores estão ali há uma e até duas décadas sonhando com a valorização do local com a chegada das obras de asfalto. Atualmente somente as linhas do transporte público são pavimentadas. “Moro aqui há 15 anos com minha mãe, estamos de mudança hoje, o principal motivo é a falta do asfalto e a segurança. Desde sempre se promete asfalto aqui mas nunca aconteceu”, conta um morador da rua Dom Lustosa, de 19 anos.

Ele conta que já morou em outra casa na mesma rua, onde os ladrões já entraram cinco vezes. Outra moradora antiga da região,  Maria Helena Vilas Boas, 60 anos, já não tem mais com a esperanças pela passagem do asfalto. De acordo com a moradora da rua Marechal Câmara, o máximo que aconteceu nesses 23 anos que mora ali foi o “cascalhamento” da via.

“A única coisa que fizeram nesses 23 anos foi passar esse cascalho, que não resolve muito problema, muitas pessoas de bicicleta ou moto já caíram aqui. Eu e meu marido já caímos de moto aqui”, conta a dona de casa.

Outro problema da região são os vários terrenos baldios, que têm servido para a proliferação de doenças e esconderijo para bandidos. “A vizinha teve o veículo roubado na semana passada. Cinco bandidos estavam no mato fecharam a rua e levaram o carro com tudo dentro. O outro vizinho em menos de três meses os ladrões entraram duas vezes na casa deles”, revela a senhora.

Segundo Maria Helena, em sua casa todos já pegaram dengue. Ela atribui o problema aos terrenos vizinhos abandonados. “Serve só para passar doenças e esconder bandidos”, avalia.

Morando há 14 anos no bairro, todos os vizinhos já tiveram a casa invadida por bandidos e o asfalto, só na promessa (Foto: Cleber Gellio)Morando há 14 anos no bairro, todos os vizinhos já tiveram a casa invadida por bandidos e o asfalto, só na promessa (Foto: Cleber Gellio)
Região contrasta com cenário de casas e o mato, lembrando a área rural (Foto: Cleber Gellio)Região contrasta com cenário de casas e o mato, lembrando a área rural (Foto: Cleber Gellio)

A duas quadras dali, na rua Comandante Bastos, outros moradores antigos afirmam que na prefeitura consta que existe asfalto e esgoto no bairro. “Nosso vizinho consultou na prefeitura e disse que lá consta que aqui tem asfalto e esgoto. Moramos aqui há 14 anos e chegaram a cascalhar para em seguida vir a pavimentação, mas, no fim, não aconteceu nada”, questiona a dona de casa Antônia Alves, de 57 anos.

Antônia cita o problema sem o asfalto seja com sol ou chuva. “Se não chove, fica aquela poeira, quando a chuva cai, é o barro, de qualquer jeito fica ruim”, ressalta. “Entra político, saí político e todos prometem e não fazem nada”, conclui.

Sobre os assaltos, a dona de casa e seu marido, seu João Lemes Pereira, de 75 anos dizem que nunca tiveram problemas, mas que todos seus vizinhos praticamente já tiveram a casa invadida.

Na via mais próxima asfaltada, rua Tenente Lira, o movimento é intenso, pois ela que liga os bairros com a avenida Tamandaré, consequentemente os transtornos são com a velocidade dos veículos. “Precisa de algo para conter a velocidade dos carros, eles passam muito rápido ali, muitas crianças precisam passar por ali para ir a escola”, solicita o aposentado João.

Nova promessa - A Prefeitura de Campo Grande informou que o Jardim Seminário será um dos bairros contemplados com o projeto de financiamento de R$ 311 milhões. O prefeito Alcides Bernal (PP) vai pavimentar as ruas do bairro. 

O financiamento já foi aprovado pelos vereadores. Agora, a prefeitura fará a licitação e deve iniciar as obras de pavimentação até o início do próximo ano. 

Terminal rodoviário de Campo Grande oferece cartões de Natal gratuitos
A rodoviária de Campo Grande, mais um ano, oferece gratuitamente cartões de Natal gratuitamente para os passageiros que passarem pelo local até o pró...
Universidade do MS recebe certificação de excelência em gestão
Será recebida pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em solenidade que acontece na próxima segunda-feira (18) o certificado de excelência em ges...
Águas Guariroba continua com campanha de renegociação de dívidas
Vai até o dia 29 deste mês a campanha "Fique em Dia", realizada pela Águas Guariroba para renegociar as dívidas que os consumidores têm com a empresa...
Prefeitura e TJ prorrogam renegociação de dívidas ajuizadas até 3ª
O programa de refinanciamento de dívidas da Prefeitura de Campo Grande foi prorrogado até o dia 19 de dezembro, a próxima terça-feira, no Centro de C...


Bom dia moro no jardim aero rancho mais de 20 anos na rua galeão nessa rua só tem buraco,e uma lagoa no meio da rua,gostaria de saber porque não vai passar asfalto nessas rua que tanto precisa porque dia de chuva para ir trabalhar temos que passar no meio da aguá que fica tudo alagada as ruas daqui por favor olhe melhor este projeto.
 
LENI PEDRO em 28/07/2013 08:19:00
SR: Prefeito, fazer avenidas é uma forma de melhorar a cidade, mas o que o povo realmente quer é ver seus bairros asfaltados, então vê se não cai na mesma linha de administração anterior que só cuidou de avenidas e ruas próximas a Shopping e mostra que asfaltar bairros também melhora a vida de toda a população. Faça um levantamento dos bairro mais antigos para os mais novos e comece logo com as obras, pois estamos a meio ano de mais uma cobrança de IPTU, e para mais uma vez ficar só conversa fiada fica difícil, RUA SEM ASFALTO NEM A POLÍCIA GOSTA DE PASSAR, SÓ O LADRÃO SE SENTE A VONTADE. PRECISAMOS DE ASFALTO URGENTE, CHEGA DE CASCATA, OU MELHOR CASCALHAMENTO..........
 
ARLEY NOGUEIRA em 28/07/2013 07:34:29
Caro amigo prefeito BERNAL, porque não aproveita para investigar denuncias de asfaltos inexistentes em várias ruas e até em bairros inteiros de nossa cidade, pois a rua em que moro mesmo no OLIVEIRA II no carne de IPTU ja consta como asfaltada, mas é só dar uma passadinha por lá que verás que alguém no passado embolsou o nosso dinheiro para campanhas eleitorais, imaginem os senhores a quantidade de ruas e até bairro inteiros estão na mesma situação, Vamos criar uma CPI DO ASFALTO, garanto que a casa vai cair para muita gente...
 
ARLEY NOGUEIRA em 28/07/2013 07:17:45
Sr: prefeito, aproveita esta onda de protesto em todo o pais, e mostra que mudanças valem a pena, mostre para o povo de nossa cidade como se faz um governo realmente voltado para o povo, atenda as reivindicações da população, entre elas a pavimentação de bairro antigos que ainda padecem sem o tao sonhado asfalto, asfalto esse que melhora a vida da população, valoriza os imóveis ja construídos e cria se novas edificações mais modernas, sendo assim valoriza a região como um todo. Digo isso pois moro no OLIVEIRA II a mais de 15 anos e todo o bairro padece pelo mesmo motivo, lembrando que pagamos um IPTU altíssimo, e por mais esse motivo é que cobramos tais melhorias.
 
ARLEY NOGUEIRA em 28/07/2013 07:09:13
Com certeza o JD Seminário sofre com a falta de asfalto, assim como outros bairros da capital, gostaria que o Campo Grande News, fizesse uma uma reportagem como essa, também no Bairro Nova Lima, por lá também existe a necessidade de asfalto, sobretudo porque as promessas vem de longas datas. Obrigado.
 
Marcio CARVALHO em 28/07/2013 01:25:01
Não seria o caso também a nova Campo Grande? Penso que se a Prefeitura recebe o IPTU, a iluminação pública e mantém convênio com a Caixa Econômica para a habitação, está mais que na hora da pavimentação asfáltica nos bairros de nossa capital.
 
Angela Weber em 27/07/2013 22:18:09
Campo Grande é uma Cidade Bonita, mas é só fachada, a maioria dos bairros de Campo Grande não tem asfalto. A população está esperando um Administrador que olhe para os bairros, se o Bernal tiver esta visão vai ganhar o povo, alheas esse foi o erro do Nelsinho, não investiu nos bairros da cidade. E mais, falta uma lei municipal que proíba lançar loteamento, sem essas infraestruturas, água, luz e asfalto.
 
Elias Fernandes em 27/07/2013 21:20:57
E o que dizer da Vila Nascente, com mais de 40 anos de existência, no quadrilátero do Carandá Bosque, Parque dos Poderes, Receita Federal, Justiça Federal, Mata do Jacinto, Estrela Dalva?
 
Jota Matos em 27/07/2013 20:11:07
Deveria ser aprovada uma lei que nem no estado do PR onde as prefeituras só aceitam a implantação de um novo bairro se houver o básico de estrutura, ou seja, água luz e esgoto. Assim o poder público não tem despesa com estes custos ou são divididos com a empresa que deseja lotear, diminui a especulação imobiliária pois, não saem fazendo a torto e direito qualquer coisa, ocupa os espaços vazios, já que a abertura de novos bairros gera um custo alto e facilita no controle urbanístico ordenado pois tudo é planejado. É!!! Estamos anos luz atrás de políticas urbanas em relação a outros locais. Se estes moradores querem asfalto, eu apenas queria que a prefeitura abrisse a rua General Mallet no JD. Noroeste pois tenho um terreno lá e nem consigo chegar nele pois ta fechado de mato.
 
Otavio Duarte em 27/07/2013 18:23:15
Moro aqui no Jardim Seminário uma rua após tenente lira, não tem asfalto mudei aqui em 2009 e tem promessas de asfaltar pago um absurdo de imposto vem como rua pavimentada, muita poeira e queimada, estou apavorada com abandono deste bairro, muito próximo mesmo do centro aqui não tem uma praça, nada vem pra cá a não ser na Tamandaré que está toda esburacada tbém, supermercado bom, outras melhoras que com asfalto, provavelmente seria tão bom para nós moradores poderia até crescer mais, mas não tem como um monte de terreno baldio tdos a venda ninguém compra por falta de asfalto será que desta vez asfalta mesmo, se nem Nelsinho asfalto agora Bernal estou pagando pra ver, parece até que moramos em assentamento, não temos saneamento nada, socorro..............
 
angelagonçalves em 27/07/2013 18:13:20
AQUI NO RITA VIEIRA TEM MUITAAA CASA DE ALTO PADRÃO, O BAIRRO TODO QUASE É DE ALTO PADRÃO....MAS O BAIRRO NÃO TEM ASFALTO ...SÓ NA LINHA DE ÔNIBUS...DA PRA ACREDITAR NUM NEGOCIO DESSES????!!!!
 
DENISE ROLIM em 27/07/2013 14:09:22
O Bairro Rita Vieira só é valorizado para cobrar o iptu, não tem nenhuma melhoria
do poder publico
 
sidney ribeiro em 27/07/2013 12:57:40
Muito bom saber que já foi aprovado o financiamento pra asfaltar os bairros.
Eu como leitora do campo grande news gostaria de saber quais outros bairros serão contemplados, se o Jardim Belinarte será contemplado, por que tem essa promessa de sair o asfalto com o Bernal na prefeitura. Gostaria de saber por favor, aguardo essa resposta.
 
Werbena Ribeiro em 27/07/2013 11:27:58
No Parque dos Girassóis, ao lado do conjunto União, 05 Km do centro, a situação não é diferente e o pior que quando chove a agua do aeroporto escorre para o bairro virando um rio de grande correnteza ai vc imagina a situação dos moradores!
 
Maria Inez Benites em 27/07/2013 11:15:59
Bom dia:
Façam também uma reportagem sobre o Bairro Nossa Senhora das Graças(ao lado da Coophasul), que esta a menos de 10 minutos do centro e esta cansado de esperar o asfalto. Neste mesmo site foi noticiado no fim de Dezembro que o ex Prefeito Nelsinho deixou assinado a ordem de asfaltamento deste bairro e mais outros 3, porém até hoje estamos esperando!
 
João Carlos Meth em 27/07/2013 11:13:22
E O BAIRRO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS? NO CENTRO AO A 500 METROS DO COMPER DA EULER COM TAMANDARÉ, AO LADO DE UM CONDOMINIO, UM CONJUNTO DE PRÉDIOS AO LADO DA COOPHASUL, ESSA TAMBEM, SE NÃO FOR PIOR. NÃO TEM ASFALTO, NEM SE FALA EM ALGO, NEM QUE SEJA DE LONGE. O CAMPO GRANDE NEWS PODERIA FAZER A GENTILEZA DE MOSTRAR, UM BAIRRO PEQUENO NO CENTRO, PORQUE SERÁ QUE NÃO TEM ASFALTO?, POR FAVOR SRS JORNALISTAS FALEM DISSO PRA NÓS , TALVES ALGUM VEREADOR LEMBRE QUE ESSE BAIRRO EXISTE. POIS É NO CENTRO E OS SRS VEREADORES PASSAM POR AQUI TODA HORA, SERÁ QUE NÃO VEEM?. OBRIGADO.
 
PAULO LEMES CARVALHO em 27/07/2013 10:12:22
Pois é, não é só este bairro que está sofrendo sem o asfalto, moro no jardim aero rancho há 15 anos e o asfalto é só promessa, dizem que vão asfaltar o aero rancho mas o quadrilátero onde moro entre as ruas da Divisão, Raquel de Queiroz, taumaturgo e rua Canutama não se encontra nesse programa, gostaria de saber se ainda vai demorar mais 15anos pois também estou pensando em mudar de bairro, os moradores daqui não aguentam mais esperar por esse asfalto que não chega nunca, se tiverem alguma informação a respeito eu agradeço desde já.
 
Emerson Darci Bougo em 27/07/2013 10:05:33
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions