ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Cansadas de esperar por asfalto, até famílias deixam bairro perto do Centro

Helton Verão e Edivaldo Bitencourt | 27/07/2013 09:40
Somente as vias por onde passa o transporte público existe asfalto (Foto: Cleber Gellio)
Somente as vias por onde passa o transporte público existe asfalto (Foto: Cleber Gellio)

Localizado há cerca de seis quilômetros do Centro de Campo Grande, mas abandonado, com ruas tomadas por buracos e terrenos ocupados por mato e lixo, o Jardim Seminário está sendo abandonado até pelos seus moradores. Cansadas de esperar pela pavimentação há quase duas décadas, algumas famílias até estão mudando do bairro, apesar da boa localização.

Muitos moradores estão ali há uma e até duas décadas sonhando com a valorização do local com a chegada das obras de asfalto. Atualmente somente as linhas do transporte público são pavimentadas. “Moro aqui há 15 anos com minha mãe, estamos de mudança hoje, o principal motivo é a falta do asfalto e a segurança. Desde sempre se promete asfalto aqui mas nunca aconteceu”, conta um morador da rua Dom Lustosa, de 19 anos.

Ele conta que já morou em outra casa na mesma rua, onde os ladrões já entraram cinco vezes. Outra moradora antiga da região,  Maria Helena Vilas Boas, 60 anos, já não tem mais com a esperanças pela passagem do asfalto. De acordo com a moradora da rua Marechal Câmara, o máximo que aconteceu nesses 23 anos que mora ali foi o “cascalhamento” da via.

“A única coisa que fizeram nesses 23 anos foi passar esse cascalho, que não resolve muito problema, muitas pessoas de bicicleta ou moto já caíram aqui. Eu e meu marido já caímos de moto aqui”, conta a dona de casa.

Outro problema da região são os vários terrenos baldios, que têm servido para a proliferação de doenças e esconderijo para bandidos. “A vizinha teve o veículo roubado na semana passada. Cinco bandidos estavam no mato fecharam a rua e levaram o carro com tudo dentro. O outro vizinho em menos de três meses os ladrões entraram duas vezes na casa deles”, revela a senhora.

Segundo Maria Helena, em sua casa todos já pegaram dengue. Ela atribui o problema aos terrenos vizinhos abandonados. “Serve só para passar doenças e esconder bandidos”, avalia.

Morando há 14 anos no bairro, todos os vizinhos já tiveram a casa invadida por bandidos e o asfalto, só na promessa (Foto: Cleber Gellio)
Morando há 14 anos no bairro, todos os vizinhos já tiveram a casa invadida por bandidos e o asfalto, só na promessa (Foto: Cleber Gellio)
Região contrasta com cenário de casas e o mato, lembrando a área rural (Foto: Cleber Gellio)
Região contrasta com cenário de casas e o mato, lembrando a área rural (Foto: Cleber Gellio)

A duas quadras dali, na rua Comandante Bastos, outros moradores antigos afirmam que na prefeitura consta que existe asfalto e esgoto no bairro. “Nosso vizinho consultou na prefeitura e disse que lá consta que aqui tem asfalto e esgoto. Moramos aqui há 14 anos e chegaram a cascalhar para em seguida vir a pavimentação, mas, no fim, não aconteceu nada”, questiona a dona de casa Antônia Alves, de 57 anos.

Antônia cita o problema sem o asfalto seja com sol ou chuva. “Se não chove, fica aquela poeira, quando a chuva cai, é o barro, de qualquer jeito fica ruim”, ressalta. “Entra político, saí político e todos prometem e não fazem nada”, conclui.

Sobre os assaltos, a dona de casa e seu marido, seu João Lemes Pereira, de 75 anos dizem que nunca tiveram problemas, mas que todos seus vizinhos praticamente já tiveram a casa invadida.

Na via mais próxima asfaltada, rua Tenente Lira, o movimento é intenso, pois ela que liga os bairros com a avenida Tamandaré, consequentemente os transtornos são com a velocidade dos veículos. “Precisa de algo para conter a velocidade dos carros, eles passam muito rápido ali, muitas crianças precisam passar por ali para ir a escola”, solicita o aposentado João.

Nova promessa - A Prefeitura de Campo Grande informou que o Jardim Seminário será um dos bairros contemplados com o projeto de financiamento de R$ 311 milhões. O prefeito Alcides Bernal (PP) vai pavimentar as ruas do bairro.

O financiamento já foi aprovado pelos vereadores. Agora, a prefeitura fará a licitação e deve iniciar as obras de pavimentação até o início do próximo ano.

Nos siga no Google Notícias