ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Capital vai sediar em abril seminário da Fiocruz sobre chikungunya

Aline dos Santos | 23/03/2015 12:57

Campo Grande vai sediar em abril o “1° Seminário Centro-Oeste de chikungunya: novo desafio para saúde pública nas Américas”. O evento será nos dias 9 e10 de abril, na Anhanguera Uniderp, na rua Ceará. Também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a doença é conhecida de forma popular como “prima” da dengue. A diferença é que a dores intensas nas articulações podem durar anos.

De acordo com o diretor regional da Fiocruz , Rivaldo Venâncio da Cunha, há possibilidade real de uma epidemia de chikungunya no país. Segundo ele, ao contrário do que ocorre durante as epidemias de dengue, a nova doença apresenta razoável possibilidade de se tornar crônica, ou seja, um percentual de doentes continuará a exigir cuidados por períodos prolongados.

Os primeiros registros de uma doença clinicamente semelhante à Chikungunya (CHIKV) foram relatados no início de 1770. Embora o seu agente causador somente tenha sido isolado durante uma epidemia na Tanzânia, entre 1952 e 1953.

A Organização Pan-Americana da Saúde a partir de 2009 vem alertando às autoridades sanitárias sobre o risco de introdução do vírus nas Américas. A grande preocupação brasileira e de Mato Grosso do Sul é o fato de que o mosquito Aedes aegypti também transmitir o vírus. Mais informações podem ser obtidas no www.seminariochikungunya.com.br

Nos siga no Google Notícias