ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Carreta põe fim a espera por mamografia, mas tem 50% das vagas ociosas

Zana Zaidan | 08/05/2014 11:33
Carreta está no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas (Foto: Simão Nogueira)
Carreta está no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas (Foto: Simão Nogueira)

Para pacientes que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde), a possibilidade de marcar exames preventivos e realizá-los no mesmo dia parece distante.

Mas desde 5 de maio, a unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos está no bairro das Moreninhas, em Campo Grande, e faz mamografias e papanicolau, tudo gratuito.

Já são quatro dias de atendimento e, até então, a procura está baixa, afirma uma das enfermeiras, Daniela Fabrícia Pereira. A carreta tem capacidade para realizar 50 mamografias e 100 papanicolaus por dia, mas a média de atendimento gira em torno da metade.

“Acreditamos que as pessoas se confundiram, e pensaram que a carreta ficaria aqui só um dia”, justifica Daniela. Mas a previsão é passar 40 dias no bairro, e atender pelo menos 50% das mulheres do bairro.

Filas são pequenas: carreta pode fazer 100 exames por dia, mas tem feito só 50 (Foto: Simão Nogueira)
Filas são pequenas: carreta pode fazer 100 exames por dia, mas tem feito só 50 (Foto: Simão Nogueira)

Como fazer o exame – Para fazer os exames, existem algumas restrições - podem fazer apenas moradoras do bairro onde a carreta está estacionada. Por ora, mulheres das Moreninhas e Cidade Morena.

Por isso, é preciso levar comprovante de residência, além do cartão do SUS, e um documento pessoal. Em seguida, basta procurar a unidade, que está no Parque Jacques da Luz, e marcar o exame. Não é preciso encaminhamento médico.
Para a mamografia, é atendida somente a faixa etária dos 40 aos 69 anos, e o papanicolau, de 25 a 65.

O papanicolau é feito no mesmo dia, afirma Daniela, já a mamografia leva cerca de três, depois de ser marcada. “Porque estamos atendendo, também, mulheres do bairro que já aguardavam na fila do SUS, para diminuir a demanda atrasada”, acrescenta a enfermeira Hellen Cristina Martins.

O resultado dos exames é entregue, via Correios, na casa da paciente, dentro de 40 dias. Isso se o tudo estiver normal. Caso haja alguma alteração, os exames são encaminhados direto para a unidade física do Hospital do Câncer de Barretos, no bairro Aero Rancho, e a mulher será chamada, por telefone, a realizar exames complementares com ginecologista ou mastologista.

Marina aguardava para marcar mamografia (Foto: Simão Nogueira)
Marina aguardava para marcar mamografia (Foto: Simão Nogueira)
Maria já fez, e voltou para agendar para a filha (Foto: Simão Nogueira)
Maria já fez, e voltou para agendar para a filha (Foto: Simão Nogueira)

Sem demora - A agilidade entre marcar o exame e ter o resultado em mãos é o principal benefícios apontado por quem já fez o exame na carreta.

No ano passado, a dona de casa Marina Pereira de Souza, 51 anos, fez uma mamografia na UBS do bairro, mas nunca soube obteve o diagnóstico. “Passei a ir todos os dias buscar o resultado, e nunca estava pronto. Só consegui porque três meses depois um médico me ajudou e fez sem cobrar nada de mim”, conta ela, que estava na fila para marcar o procedimento.

Já no caso Maria Tonazia de Souza, 68 anos, um agente de saúde passou na casa dela e marcou a mamografia, que foi feita na segunda-feira. Hoje, ela foi marcar para a filha. “Foi muito rápido, e indiquei para minha filha fazer também”, recomenda. São 40 agentes comunitários caminhando pelo bairro para divulgar a carreta e fazer a triagem.

De 5 de maio a 20 de junho a carreta estará estacionada no Jacques da Luz. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Nos siga no Google Notícias