ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Carro de Boi tem “cara nova” e velha preocupação: furto vai de plantas a metal

Na tentativa de escapar dos ladrões, o alumínio do painel foi substituído por aço inox

Aline dos Santos e Cleber Gellio | 22/12/2021 12:04
Marco histórico da cidade, "Monumento aos Desbravadores" foi revitalizado. (Foto: Marcos Maluf)
Marco histórico da cidade, "Monumento aos Desbravadores" foi revitalizado. (Foto: Marcos Maluf)

A revitalização do monumento do Carro de Boi foi entregue hoje com velhas preocupações: furto e depredações. Plantas ao redor da homenagem ao fundador da cidade já foram levadas, apesar de terem até espinho, recurso pensado como dispositivo antifurto. Na tentativa de escapar dos ladrões, o material foi trocado: sai o alumínio, que tem maior valor de revenda, e entra o aço.

Na entrega, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) destacou a preocupação com o vandalismo e que vai pedir reforço da segurança ao secretário Valério Azambuja.

“Te peço desculpas, Neide. Parece que aqui não tem pessoas civilizadas, mas a gente sabe que são meia dúzia de seres humanos que a gente não consegue entender. Só se a gente colocar arame farpado, uma cerca. Mas garanto que vamos proteger a sua obra”.

O recado foi para a artista plástica Neide Ono, que assina a criação do monumento com Marisa Oshiro. O prefeito disse que até poderia ter câmeras espalhadas por toda a cidade, mas o problema é de educação. De acordo com Marquinhos, de 40 câmeras da prefeitura, 15 já foram danificadas e exemplificou que vândalos grudam chiclete nos dispositivos eletrônicos.

Massao Minata explica que foi preciso trocar material de painel. (Foto: Marcos Maluf)
Massao Minata explica que foi preciso trocar material de painel. (Foto: Marcos Maluf)

Responsável pela fundição dos metais aplicados sobre o painel de granito preto, Massao Minata afirma que substituiu o alumínio por aço inox.

Neide Ono, que mora em São Paulo e é especialista em cerâmica, conta que o monumento data de 1995. “Foi encomendado pelo prefeito Juvêncio. Nunca pensei que a obra iria representar tanto assim. Simplesmente fiz como sempre faço: sem expectativa de fazer sucesso. Hoje, vemos imagens rodando o mundo. Já faz parte do contexto de Campo Grande. Significa a valorização do nosso trabalho e mostra que Campo Grande também tem arte”.

Minata e Neide têm parceria em outras dez obras espalhadas por Mato Grosso do Sul. Oficialmente batizado de “Monumento aos Desbravadores”, o painel foi revitalizado por meio de PPP (Parceria Público-Privada) entre a prefeitura e a empresa 067 Vinhos.

Nem as plantas ao redor do monumento escapam dos furtos. (Foto: Marcos Maluf)
Nem as plantas ao redor do monumento escapam dos furtos. (Foto: Marcos Maluf)

“É uma retribuição a Campo Grande pelo que conquistamos aqui. É a primeira de muitas parcerias que vêm pela frente. Escolhemos esse monumento e estamos de olho nos pontilhões”, afirma Allan Fernandes de Oliveira, proprietário da empresa, que há 30 anos, está sediada na Capital.

O grupo ainda adotou a Praça Nelly Martins, onde fica o monumento. O Carro de Boi marca o local aonde chegaram as primeiras famílias de migrantes vindas de Minas Gerais.

De acordo com o titular da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Max Freitas, o projeto de revitalização, que soma R$ 300 mil, ainda inclui o Obelisco (em execução), o monumento do Aprendiz (na rotatória da Interlagos), a escultura do Beijo (Lago do Amor) e Ninhal (no Parque dos Poderes). Essa última tem previsão de começar no mês de fevereiro. A Praça do Papa também será revitalizada em 2022.

Marquinhos Trad (à direita) durante o descerramento de placa que marca revitalização. (Foto: Cleber Gellio)
Marquinhos Trad (à direita) durante o descerramento de placa que marca revitalização. (Foto: Cleber Gellio)

Próximo ao Carro de Boi, localizado no cruzamento das Avenidas Fernando Corrêa da Costa e Ernesto Geisel, o Horto Florestal já tem ordem de revitalização. “É um prazer revitalizar essa área. O Amambaí é o primeiro dos 1.583 bairros de Campo Grande”, afirma  Marquinhos.

No evento, o monumento recebeu uma segunda placa. A primeira, datada de 1995, traz o nome do prefeito Juvêncio César da Fonseca e dos artistas. A segunda é alusiva à revitalização, com o nome do prefeito Marquinhos Trad, do titular da Sectur e um QR Code (código de leitura para acesso a informações).

Nos siga no Google Notícias