ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Casa abandonada vira ponto de usuários de droga no Centenário

Mariana Lopes | 22/06/2012 08:20

Depois que a Justiça despejou os moradores, por irregularidade no imóvel da Caixa Econômica Federal, e a casa foi invadida por usuários, furtos em residências próximas viraram rotina

A porta dos fundos foi arrombada, além de vidros quebrados, pia arrancada e outras peças com prejuízos (Foto: Simão Nogueira)
A porta dos fundos foi arrombada, além de vidros quebrados, pia arrancada e outras peças com prejuízos (Foto: Simão Nogueira)

Há cerca de 20 dias, moradores da rua da Regeneração, no bairro Jardim Centenário, em Campo Grande, sofrem com a onda de furtos na região. O problema se tornou rotineiro após a Justiça ter despejado os moradores de uma casa que estava com irregularidades no contrato com a Caixa Econômica Federal e o imóvel ter ficado abandonado, se transformando em ponto de encontro de usuários de drogas.

Vizinha de muro da casa abandonada, Lana Steffani Rodrigues Lopes, 24 anos, é uma das vítimas dos furtos. “Os usuários improvisaram até uma escada no quintal de lá para pular aqui dentro”, conta a dona de casa.

Ela diz que ficou em alerta após ler a notícia sobre a morte da professa Juliana Corraleiro da Silva, assassinada no bairro Coophavila II, por um dependente químico que entrou na residência para furtar aparelhos eletrônicos e trocar por drogas. “Eles são capazes de tudo para sustentar o vício, estou apavorada com essa situação”, ressalta.

Apesar de a movimentação dos “novos moradores” ser mais intensa à noite, eles não se intimidam e atuam mesmo durante o dia. “Entraram na minha casa à tarde e levaram ventilador, os tênis do meu marido, além de terem depenado a casa abandonada”, conta Lana.

No chão de um dos quartos da casa, vestígios de drogas (Foto: Simão Nogueira)
No chão de um dos quartos da casa, vestígios de drogas (Foto: Simão Nogueira)

Outro morador que já foi alvo dos dependentes químicos mora na rua dos fundos, mas ele não quis se identificar. “Tenho medo”, foi a justificativa. “O bairro está cada dia mais violento, e os bandidos encontram facilidades como esta, daí aproveitam”, enfatiza.

A maior preocupação dele é em relação à segurança quando sai para ir trabalhar. “Nem consigo dormir direito. Já falei com a polícia para aumentar a ronda aqui na região, mas eles disseram que é difícil disponibilizar uma viatura”, conta o morador.

Irregularidade - Segundo a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal, a casa em questão foi vendida, o que é proibido em contrato, por isso os moradores foram despejados.

Agora, a Caixa precisa da liminar da Justiça dando posse do imóvel para a União, para então deixar a casa em novamente em condições de uso e, assim, contemplar uma nova família com o imóvel.

Contudo, o tempo de desenrolar o processo, de acordo com a assessoria do banco, é imprevisível.

Segurança - De acordo com a Polícia Militar, o presidente do bairro deve ir ao batalhão que atende a área em questão e solicitar por escrito a intensificação na rua. No Jardim Centenário, quem atende é o 10° Batalhão de Polícia Militar.

Nos siga no Google Notícias