ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Casal que tentou arrombar caixa tinha lista com 16 bancos; veja vídeo

Nadyenka Castro e Viviane Oliveira | 23/05/2011 16:49

Endereços eram em 5 municípios

Relação de endereços de agências encontrada com os autores. (Foto: Simão Nogueira)
Relação de endereços de agências encontrada com os autores. (Foto: Simão Nogueira)

Presos na madrugada desta segunda-feira quando tentavam arrombar um caixa eletrônico do banco Santander, na rua Barão do Rio Branco, área central de Campo Grande, E.R.P.M. e U.P.Q., ambos de 27 anos, estavam com uma lista com endereço de 16 agências bancárias de seis municípios de Mato Grosso do Sul.

O casal foi preso após a administração do Santander, em São Paulo, acionar o Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), na Capital. Quando a PM (Polícia Militar) chegou ao local encontrou E., o qual já havia arrombado o caixa eletrônico, mas ainda tentava instalar os equipamentos para que as cédulas fossem expelidas.

Durante a abordagem a E., os policiais perceberam que um veículo Tucson estacionado em frente à agência saiu do local. A situação levantou suspeita na Polícia e outra equipe localizou o carro no cruzamento da rua 14 de Julho com a avenida Afonso Pena.

O automóvel de placas de São Paulo era conduzido por U. e no interior do carro a PM encontrou a listagem com endereços de agências, que, segundo a Polícia Civil, são do banco Santander. Alguns endereços estavam marcados e com a anotação “ok legal”. Outros, “não atende o telefone”.

A maioria das agências são de Campo Grande, mas havia também de Paranaíba, Corumbá, Três Lagoas e da base naval de Ladário.

Caixa arrombado pelo autor.
Caixa arrombado pelo autor.

Modus operandi - Para o Garras, a segunda anotação dá a entender que o casal telefonava às agências para saber o horário do término do autoatendimento e nestes casos não foram atendidos.

Saber do horário era fundamental para a ação, pois não poderia levantar suspeita. E para isso, E. não arrombou a porta do banco.

A Polícia acredita que ele sabia que a porta trava às 22 horas e antes disso colocou uma fita na fechadura e evitou que o acesso fosse trancado e conseguiu entrar sem arrombamento.

Além disso, E. colocou um banner com o nome do próprio banco em frente à porta, para quem passasse pelo local não o avistasse. Conforme registro policial, o Santander informou que o banner não pertence à empresa, o que indica que o material foi confeccionado pelo casal com a intenção do furto.

No entanto, quando “mexia” no caixa eletrônico, o sistema de segurança do banco foi acionado e a Polícia chamada, prendendo-o antes que finalizasse o crime. Ele já havia furado a carenagem e feito um buraco na máquina.

Com E., no interior do banco, foram apreendidos um celular, uma carteira de bolso com R$ 22 e duas furadeiras. No Tucson, além da listagem, foi encontrada caixa de ferramentas, três celulares e R$ 420.

O delegado Rodrigo Yassaka, do Garras, explica que o casal não tinha intenção de danificar o sistema eletrônico do caixa. Para isso, os autores utilizavam um equipamento que “reseta o sistema do banco e começa a expelir as notas”.

No equipamento, que é uma espécie de computador, há um leitor de utilização específica no sistema do Santander.

Casal não mostrou o rosto. Com eles foram apreendidas várias ferramentas. (Foto: Simão Nogueira)
Casal não mostrou o rosto. Com eles foram apreendidas várias ferramentas. (Foto: Simão Nogueira)

O casal - O delegado acredita que o casal “não é novato no crime” e tem bastante entendimento em informática. “Para fazer esse tipo de crime tem que ter conhecimento em tecnologia, em informática”, declara Rodrigo Yassaka.

E. e I. são do Estado de São Paulo. Ainda não foi confirmado se eles têm envolvimento em crimes em Mato Grosso do Sul.

Os dois foram indiciados por furto qualificado pelo arrombamento e se condenados podem pegar de dois a oito anos de prisão.

A Polícia suspeita que ainda há uma ou duas pessoas envolvidas no caso, as quais ocupavam um Ford Ka de cor preta que não foi localizado. E. e I. não responderam à nenhuma pergunta durante o interrogatório no Garras. Eles têm direito de permanecer calado.

Vídeo - Imagens obtidas pelo Campo Grande News mostram o caixa arrombado e policiais no local.

Nos siga no Google Notícias