ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Castigada por temporais, Moreninhas teve 304 mm de chuva no mês

Ricardo Campos Jr. e Yarima Mecchi | 21/04/2017 09:25
Na Rua Minas Novas, a enxurrada abriu uma vala perto do meio-fio (Foto: Marcos Ermínio)
Na Rua Minas Novas, a enxurrada abriu uma vala perto do meio-fio (Foto: Marcos Ermínio)
Parte do asfalto foi arrancada nas Moreninhas (Foto: Marcos Ermínio)
Parte do asfalto foi arrancada nas Moreninhas (Foto: Marcos Ermínio)

A região das Moreninhas acumula chuva de 304 milímetros em abril. O bairro, localizado no sul de Campo Grande, foi o mais castigado pelos temporais principalmente nos últimos três dias, quando mais da metade desse índice foi registrado, causando inundações e enxurradas que chegaram a levar parte do asfalto em alguns pontos.

Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, da estação Uniderp, o recorde de chuva no bairro foi em 19 de abril, com 159 milímetros de precipitação. No dia seguinte choveu 13 milímetros e nesta sexta-feira (21) já foram registrados 12,5 milímetros até o início da manhã.

No bairro Universitário, que fica próximo às Moreninhas, tem acumulado 195,8 milímetros de chuva no mês, dos quais 128 milímetros foram registrados nos últimos três dias. É a segunda região com mais precipitação no município.

As proximidades da Câmara de Vereadores, no bairro Chácara Cachoeira, tiveram 108 milímetros de chuva desde o dia 19 e o Cabreúva teve 17,25 milímetros.

Dos pontos de monitoramento da Uniderp, a região da UCDB foi a menos castigada, com acumulado mensal de apenas 30 milímetros, dos quais 26,25 milímetros foram contabilizados desde quarta-feira.

Máquinas trabalham desde ontem na recuperação dos estragos nas Moreninhas (Foto: Marcos Ermínio)
Máquinas trabalham desde ontem na recuperação dos estragos nas Moreninhas (Foto: Marcos Ermínio)

Transtornos - O temporal do dia 19 derrubou árvores e a enxurrada arrastou blocos inteiros de asfalto, tampas, grelhas de bocas de lobo e afundou o pista de asfalto. Nas margens da Avenida Gury Marques, a chuva fez surgir uma cratera e arrastou a tubulação de drenagem.

Na Rua Ipamerim, o asfalto cedeu em frente à agência do Banco do Brasil e na Minas Novas, a enxurrada abriu uma vala perto do meio-fio. Na Rua Fraiburgo, um dos acessos às Moreninhas, o asfalto foi arrancado.

Máquinas, caminhões e cerca de 200 trabalhadores foram mobilizados desde ontem pela Prefeitura de Campo Grande para o trabalho de recuperação dos estragos.

Os serviços de limpeza e desobstrução de bocas de lobo foram iniciados nesta quinta-feira. Em nota, a prefeitura garante que a força-tarefa vai atuar no final de semana e até mesmo no feriado do Dia de Tiradentes, nesta sexta-feira, 21, mas com uma ressalva: Se não voltar a chover.

Marquinhos Trad (PSD), prefeito da Capital, visitou o local ontem e deve retornar ao bairro nesta sexta vistoriar os reparos.

“Já disse e repito, isso aqui é consequência da ação do homem, que derruba nossas florestas e provoca o aquecimento global, gerando chuvas em pleno mês de abril, e também da falta de manutenção da nossa cidade nos últimos quatro anos”, disse o gestor.

Nos siga no Google Notícias