ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Católicos enfrentam frio para confecção de tapetes de Corpus Christi

Aline dos Santos e Mariana Lopes | 07/06/2012 10:00

“Só de pensar que Jesus vivo vai passar por aqui, compensa todo o trabalho”,diz voluntária

Fiéis preparam caminho para procissão. (Foto: Minamar Júnior)
Fiéis preparam caminho para procissão. (Foto: Minamar Júnior)

As condições adversas do tempo – que amanheceu com chuva e frio em Campo Grande – não impediram que os católicos fossem para a rua e recobrissem o asfalto da 14 de Julho com os tapetes de Corpus Christi.

“Só de pensar que Jesus vivo vai passar por aqui, compensa todo o trabalho”, afirma a gerente-financeira Nelsi Zago, de 51 anos. Em geral, o trabalho começa às 6h. Hoje, a maioria chegou às 7h. Porém, o prazo final para conclusão dos tapetes é 13 horas.

Junto com uma equipe de 19 pessoas , Matheus Dorneles, de 18 anos, enfrenta o frio para celebrar a data. “O frio é uma provação. O grupo se organizou muito bem. Vamos fazer um trabalho bonito”, afirma. Os jovens são da comunidade São Geraldo Magela, da Paróquia São Judas Tadeus.

Para garantir a beleza da homenagem, os grupos se reúnem com uma semana de antecedência. Eles tingem a serragem e elaboram os desenhos. Na rua, o trabalho faz até esquecer o frio.

Caso do mecânico José Evaristo Sobrinho, de 47 anos. Só de camiseta, ele conta que tirou o casaco porque estava atrapalhando mexer nos materiais do tapete. “O frio motiva as pessoas a trabalharem para se esquentar. O trabalho é gratificante. Teve anos que o tempo estava bem pior e nós estávamos aqui”, enfatiza.

Gabriel Pereira de Souza, 19 anos, conta que acordou às 5h40 para colaborar na confecção dos tapetes. “Estou gripado. Mas o que importa é a fé, o tempo é o de menos”. Hoje, Campo Grande registrou, às 6h, mínima de 8ºC, mas o vento fez com que a sensação térmica fosse de 3ºC negativos.

Fé e doação – A missa de Corpus Christi será celebrada a partir das 15h, no cruzamento da avenida Mato Grosso com a rua 14 de Julho. Em seguida, os fiéis acompanham a procissão com a bênção do Santíssimo Sacramento.

O trajeto percorrido acompanha os tapetes. Esta é a primeira vez que o bispo Dom Dimas Lara Barbosa celebra a missa de Corpus Christi em Campo Grande. Neste ano, a Igreja Católica pede doações para o asilo São João Bosco. Os fiéis podem levar Nutren, Sustagem, Leite Ninho, suco de soja em pó, sabonete líquido e fralda geriátrica.

Nos siga no Google Notícias