ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  02    CAMPO GRANDE 36º

Capital

Cachorro atacado por pitbulls morre e CCZ faz vistoria em casa denunciada

Equipe não encontrou os animais na rua; moradores relatam ataques e vivem com medo dos cães

Por Viviane Oliveira | 02/09/2025 07:56


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um cachorro sem raça definida morreu após ser atacado por dois pitbulls no Bairro Riviera Park, em Campo Grande. O animal, chamado Neguinho, chegou a receber atendimento veterinário emergencial, custeado por uma vaquinha entre vizinhos, mas não resistiu aos ferimentos.O Centro de Controle de Zoonoses realizou vistoria no local após denúncias de moradores sobre pitbulls soltos que atacavam pedestres e animais. Durante a inspeção, os cães não foram encontrados, mas foram localizados dois corpos de animais em um terreno vizinho. O endereço já havia sido alvo de denúncias anteriores em abril.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) esteve no fim da manhã de ontem (1º) no endereço denunciado por moradores do Bairro Riviera Park, em Campo Grande, onde dois cães da raça pitbull estavam soltos e atacando pedestres e animais.

Ontem, o cachorro Neguinho, sem raça definida, foi atacado e chegou a ser internado em uma clínica veterinária. A tutora, Cecília Vieira da Rocha, de 46 anos, relatou que desembolsou R$ 870 pelo atendimento emergencial, quantia arrecadada com o apoio de vizinhos em um grupo de WhatsApp. Apesar dos esforços, o animal não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois.

Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a equipe chegou ao local às 11h37, mas não encontrou os pitbulls na residência. Durante a vistoria, foram localizados dois corpos de animais em um terreno vizinho, sem confirmação se eram os mesmos apontados na denúncia.

O caso reacendeu o temor de quem vive na região da Rua Antônio Garcia dos Santos Medeiros, próximo ao número 173. Moradores afirmam que os cães conseguem escapar pela grade da casa e circulam livremente pelas ruas, atacando outros animais e colocando pessoas em risco.

Segundo a Sesau, denúncias envolvendo o mesmo endereço já haviam sido registradas em abril, ocasião em que os tutores foram orientados sobre a legislação de posse responsável e assinaram um Termo de Vistoria Zoossanitária.

Para novas ocorrências, o CCZ orienta que a população acione a ouvidoria SUS (Sistema Único de Saúde) pelos telefones 0800 314 9955 ou (67) 3314-9955, pelo portal da ouvidoria (https://ouvidor.saude.gov.br/public/form-web/registrar) ou entre em contato diretamente com o órgão, pelos números (67) 3313-5000 e WhatsApp (67) 99142-5701. Em situações de risco imediato, a recomendação é ligar para o 190.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.