Passeio sob as estrelas une lazer e fenômenos astronômicos

Contemplar o universo sob um céu limpo, livre de poluição luminosa, em um dos cenários mais espetaculares da América do Sul. É o astroturismo, uma modalidade de viagem que combina observar o céu noturno e fenômenos astronômicos com experiências educativas e sensoriais, geralmente em locais de natureza preservada e com pouca poluição luminosa, como no Parque Nacional de Aparados da Serra, em Santa Catarina.
Sim, inspirado nas experiências de observação de estrelas no deserto do Atacama, no Chile, considerado um dos melhores locais do mundo para astronomia a olho nu, a “Rota Astronômica – Céu dos Canyons” é o mais novo atrativo do Aparados da Serra. O parque abriga a maior cadeia de cânions do Brasil, localizado na divisa dos municípios de Praia Grande, em Santa Catarina, e Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul.
Poucos lugares no mundo permitem tamanha conexão com a natureza e o universo. Combina altitude, baixa poluição luminosa e noites cristalinas e não por acaso tem atraído projetos voltados à contemplação do céu, sem dúvida um novo tipo de experiência para moradores e visitantes. Três fatores tornam a região privilegiada: Escuridão natural e a pouca poluição luminosa permitem enxergar constelações inteiras sem auxílio de equipamentos; a Altitude média de 400m garante atmosfera mais limpa e menor interferência para observações astronômicas e o Encontro de clima de serra e litoral, condição que favorece noites estáveis e transparentes, ideais para registrar fenômenos celestes.
A experiência é acompanhada pelos astrofotógrafos Gabriel Zaparolli e Gustavo Selau. O ponto de encontro é na recepção do hotel Morada dos Canyons, localizado no topo da Serra do Faxinal, distante 9 km do centro da cidade de Praia Grande (SC) e a 30 km do centro de Cambará do Sul (RS). O local é perfeito para quem prefere não só observar as estrelas, mas capturar imagens incríveis e aprender mais sobre astronomia.
O passeio batizado de “Rota Astronômica – Céu dos Canyons” é organizado para adultos e jovens a partir de 16 anos, inclui observação do céu com telescópios, palestras e experiências fotográficas durante 2 horas. O astrofotógrafo Gabriel Zaparolli, que acompanha os astroturistas, tem sido reconhecido nacionalmente por seus registros de fenômenos atmosféricos e astronômicos. Se ficou interessado em viver essa experiência única, só não esqueça de que é preciso fazer agendamento prévio.