ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Ceinfs voltam a funcionar nesta terça com lista de espera de 10,1 mil crianças

A falta de vagas nas creches tem motivado muitas famílias a procurarem a Defensoria Pública

Viviane Oliveira e Mirian Machado | 05/02/2018 08:38

Os Ceinfs (Centros de Educação Infantil) de Campo Grande) voltam a funcionar amanhã (dia 6) com lista de espera de 10.104 crianças. O número representa quase o dobro de vagas ofertadas neste ano pela Prefeitura, que são de 5.755.

Conforme Adriana Cedrão, chefe da Central de Matrículas da Semed (Secretária Municipal de Educação), a lista de espera aumenta diariamente, o que acaba tornando impossível atender todo mundo. Os Ceinfs mais procurados são: Eleôdes Estevan, que fica na Rua Piratininga, no Jardim dos Estados, Maria Dulce Prato Cançado, na Rua Indianapolis, no Jardim Noroeste, Sandra Mara Gobbo, na Rua Francisco Antônio de Souza, no Bairro Portal Caiobá, e Jardim Carioca, na Avenida Sete.

"A demanda por duas dessas creches aumentou muito em razão dos residenciais que foram entregues recentemente como o Celina Jallad e Vila Fernanda (no Caiobá) e Nelson Trad (no Jardim Carioca)”, conta.

A falta de vagas nos Ceinfs tem motivado muitas famílias a procurarem a Defensoria Pública. Segundo a defensora Kátia Maria Souza Cardoso, em média são realizados de 6 a 8 atendimentos por dia. "Tem muitos pais nos procurando porque não foi contemplado na creche onde queria”, diz. Nesses casos, explica a defensora, não tem como a instituição entrar com ação contra a Prefeitura, pois a vaga está garantida. O responsável, então, deve procurar a Semed e entrar novamente na fila.

Um dos Ceinfs mais procurados fica no Jardim Noroeste (Foto: arquivo/Marcos Ermínio)
Um dos Ceinfs mais procurados fica no Jardim Noroeste (Foto: arquivo/Marcos Ermínio)

A supervisora Ana Paula Bortolini, 35 anos, tem dois filhos de 7 e 2 anos. Ela foi à defensoria buscar ajuda para conseguir vaga para o filho mais novo. "Gasto R$ 450 de babá por mês e não tenho mais condições de desembolsar esse valor", lamenta. Ela está na fila há mais de 1 ano e acha que a Semed deveria dar prioridade para as mães que trabalham fora. No entanto, Adriana explica que a vaga é um direito da criança, independente da situação laboral e condições financeiras da família. 

A primeira lista de crianças contempladas já saiu e a segunda será divulgada nesta segunda-feira (dia 5). Os pais devem acessar o site www.matriculasreme.capital.ms.gov.br ou entrar em contato pelo número 0800 615 1515 para saber se conseguiu a vaga.

Neste ano, todo o procedimento ocorre pela internet, sem qualquer ligação por telefone. Os pais contemplados devem ir até o Ceinf indicado com os documentos solicitados. A confirmação deve ser feita até o dia 21 deste mês. Caso contrário a criança perderá a vaga. "O momento mais importante é da assinatura dos pais, da efetivação da matrícula ", diz Adriana.

Ana Paula tem dois filhos e foi à defensoria buscar vaga para o mais novo. (Foto: Marcos Ermínio)
Ana Paula tem dois filhos e foi à defensoria buscar vaga para o mais novo. (Foto: Marcos Ermínio)

Empregada e sem ter onde deixar o bebê de apenas 5 meses, Tainara Fernandes, 25 anos, acordou bem cedo e foi até a Defensória Pública."Por enquanto meu filho está ficando com a minha irmã, mas é provisório. Preciso muito de uma vaga no Ceinf", conta. A Educação Infantil vai dos 4 meses completos até os cinco anos de idade.

A Defensoria Púlbica fica Rua Antônio Maria Coelho, nº 1.668, no Centro. A Semed está lozalizada na Rua Onicieto Severo Monteiro, nº 460, na Vila Margarida.

Expectativa - São esperadas para este ano a entrega de mais três Ceinfs nos bairros Centenário, Nascente do Segredo e Vespasiano Martins - cada uma com 130 vagas. Já para o dia 19 de fevereiro deste mês começam as aulas na Escola Varandas do Campo, na região do Bairro Paulo Coelho Machado.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, explicou que a obra está em fase de conclusão e a escola está sendo preparada para receber os alunos. O espaço tem capacidade para 720 alunos e conta com 12 salas de aula para o Ensino Fundamental, além de outras quatro salas onde funcionará a pré-escola. 

Nos siga no Google Notícias