ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Cheio de criadouros de inseto, Parque das Nações deve passar por limpeza

Ricardo Campos Jr. | 09/01/2016 10:12
Espelho d'água virou criadouro do mosquito da dengue (Foto: Gerson Walber)
Espelho d'água virou criadouro do mosquito da dengue (Foto: Gerson Walber)
Água coletada do espelho d'água do Parque das Nações Indígenas mostra quantidade de larvas de Aedes aegypti (Foto: Gerson Walber)
Água coletada do espelho d'água do Parque das Nações Indígenas mostra quantidade de larvas de Aedes aegypti (Foto: Gerson Walber)

O acúmulo de água da chuva no Parque das Nações Indígenas faz o local se tornar um grande criadouro de Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika vírus. Somente no espelho d’água da Casa do Homem Pantaneiro há centenas de larvas do inseto, que em até dez dias chegarão à fase adulta. A gestão do espaço público se comprometeu a verificar a situação e realizar a limpeza no domingo (10).

Na parte superior das estruturas construídas para quiosques e lanchonetes, a água empoçou e também apresenta larvas do mosquito. O mesmo ocorre ao redor do monumento em homenagem aos povos indígenas, o que pode representar risco aos frequentadores.

“Falta manutenção. Eu sempre estou andando aqui e sempre tem água parada na Casa do Homem Pantaneiro”, diz a consultora de vendas Elaine Netto, 24 anos. Ela costuma fazer caminhadas no local e afirma que o local está sempre chego de água.

Nagila de Souza, 35 anos, acredita que o poder público cobra a população para que limpe quintais e terrenos, mas não tem feito o dever de casa. “Tinha que ter uma equipe para cuidar do parque. De um modo geral, estamos vendo que o próprio governo não está dando o exemplo”, afirma.

Para a o aposentado Flavio Teixeira, 58 anos, e a mulher dele, Rita de Cássia Soares, 65 anos, falta manutenção no local. “Eu acho gastam muito com propaganda para dizer o que todo mundo já sabe, mas não cria uma força tarefa para colocar a mão na massa”, opina Flávio.

“Cobram tanta atenção nas casas e eles próprios estão deixando água a céu aberto”, diz auxiliar administrativo Marcos Rezende, 45 anos.

Água empoçada no quiosque do Parque das Nações (Foto: Gerson Walber)
Água empoçada no quiosque do Parque das Nações (Foto: Gerson Walber)

Solução – O gestor do Parque das Nações Indígenas, Odilon Rigo, afirmou neste sábado (9) que, ao contrário do que diz a população, existe manutenção diária no local. O problema, segundo ele, é que a chuva atrapalha os trabalhos. “Na Casa do Homem Pantaneiro tem uma bomba que tira a água frequentemente”, diz.

As equipes, segundo ele, já tentaram resolver o problema com as larvas de mosquito colocando cloro e água sanitária no espelho d’água, mas não adiantou. “Não inibe, só secando mesmo”.

Já foi autorizado pelo governo, conforme o gestor, o aterramento do local, que deveria ter sido feito nas primeiras semanas de janeiro. Não há previsão para a execução do serviço.

Com relação ao quiosque, Rigo afirma que nunca tinha passado pela cabeça que o local pudesse se tornar criadouro do Aedes, já que a água costuma secar com o sol, sendo o local limpo posteriormente pela equipe de manutenção. A estrutura, segundo ele, conta com um cano de escoamento para que não vire uma piscina, que deve estar entupido.

O gestor garante que irá pedir ao funcionário para verificar a situação amanhã e, se necessário, fazer a retirada da poça e limpeza do local.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias