A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

20/02/2018 07:04

Chuva até quatro vezes acima do normal deixa Defesa Civil em alerta

De acordo com a Defesa Civil, normalmente são registrados 10 mm no período em que quantidade de água chegou a até 52 mm na bacia do Lageado

Liniker Ribeiro e Viviane Oliveira
Região do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, que já chegou a alagar em outras situações (Foto: Valmir Guarinão/Direto das Ruas)Região do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, que já chegou a alagar em outras situações (Foto: Valmir Guarinão/Direto das Ruas)

Mesmo ainda não tendo registrado nenhum chamado por conta da quantidade de chuva que caiu sobre Campo Grande na madrugada desta terça-feira (20), equipes da Defesa Civil estão em alerta para possíveis situações de emergência na cidade. Em algumas regiões, como na bacia do Lageado, já choveu 52 milímetros desde o início do dia, conforme dados da Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres).

De acordo com Tiago de Souza Pacheco, da Defesa Civil municipal, o sinal vermelho em Campo Grande leva em conta a média de chuva registrada, que normalmente fica próximo dos 10 milímetros, mas que só durante a madrugada totalizou 42,5 milímetros na região do Anhanduizinho –que concentra bairros como o Lageado, Los Angeles e Aero Rancho.

Ainda de acordo com os dados registrados pelas estações controladas pela Defesa, foram registrados 30,75 milímetros de chuva na região da Moreninha e 32,75 mm na do Segredo, onde ficam os bairros como Coronel Antonino e Vila Nascer.

Já na região do Prosa, que abrange Carandá Bosque, Chácara Cachoeira e Noroeste, entre outros, foram contabilizados 38 mm. Neste momento ainda chove em alguns bairros e a previsão é de tempo instável durante todo todo o dia. A chuva também deixa em alerta a região do Parque das Nações Indígenas, próximo ao Shopping Campo Grande, mas não foram registrados alagamentos no local.

Rio Anhanduí estava acima do nível na região do Centenário nesta manhã. (Foto: Humberto Marques)Rio Anhanduí estava acima do nível na região do Centenário nesta manhã. (Foto: Humberto Marques)
Trecho da Norte-Sul, na região do Octávio Pécora, registrou alagamento. (Foto: Adriano Fernandes)Trecho da Norte-Sul, na região do Octávio Pécora, registrou alagamento. (Foto: Adriano Fernandes)

O rio Anhanduí subiu de nível no trecho final da área urbana de Campo Grande, na região da avenida Campestre (no Centenário). Na região sul da cidade, há poucos sinais de enxurradas, apesar da intensidade das chuvas.

Já no trecho norte da Norte-Sul, que abrange a avenida Prefeito Heráclito Diniz de Figueiredo, o córrego Segredo transbordou na altura da rua Aracari, no Octávio Pécora. A colisão entre uma Fiat Strada e uma motocicleta deixou o piloto deste veículo ferido. O Corpo de Bombeiros ficou no local a fim de ajudar na orientação dos motoristas.

Neste momento, o Aeroporto Internacional de Campo Grande opera por instrumentos, de acordo com informações do site da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Três voos que estavam previstos para sair às 5h20, 7h50 e 7h59, com destino a São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, respectivamente, foram cancelados. Não há informações se os cancelamentos por parte das linhas áreas Gol, Azul e Latam foram provocados por conta das condições climáticas. (Colaboraram Anahi Gurgel e Humberto Marques)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions