ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Circo parte com lucros de Campo Grande e deixa lixo na Praça do Papa

Zemil Rocha e Viviane de Oliveira | 27/06/2013 17:22
Sofá e lixo são algumas peças abandonadas
Sofá e lixo são algumas peças abandonadas

O Circo Troy e um parque de diversões, que foram montados ao lado da Praça do Papa juntamente com a festa do Arraial de Santo Antônio, em Campo Grande, deixaram para trás o lixo e até mesmo a carcaça de um carro. O circo, que alega ter tido pouco lucro devido às chuvas, foi instalado no dia 13 de junho e só foi embora na terça-feira, dia 25, aproveitando-se duplamente das benesses do poder público municipal, a área ao lado cedida gratuitamente e o grande público presente nos cinco dias da festa popular campo-grandense.

No terreno ao lado da Praça do Papa, além da carcaça de um carro, retirado esta tarde, foram deixados uma cama, um sofá, um pneu de caminhonete, mala, sucata de geladeira e muito lixo, como garrafas pet e copos plásticos esparramados pelo gramado, embora uma parte tenha sido ensacada e deixada apta a ser prontamente recolhida pelos lixeiros.

Além do lixo, pode também ter ocorrido dano ao erário público, já que uma parte da grade foi rasgada.
A Fundação de Cultura de Campo Grande (Fundac) já notificou o Circo Troy para promover a limpeza do terreno, sob pena de multa, mas até as 15 horas apenas a carcaça do carro tinha sido retirada do local.

Segundo Emerson Borges, da Fundac, quanto á grade rasgada havia uma autorização apenas para a parte central, a fim de assegurar acesso ao circo para quem estivesse participando do Arraial de Santo Antônio. “Essa outra grade rasgada são sabíamos, mas tem uma equipe fiscalizando”, informou ele.

Quanto à limpeza, Emerson Borges explicou que há no termo de autorização de uso, que é gratuito, o compromisso do beneficiário de fazer limpeza do local utilizado. “Já acionamos o Circo Troy para fazer a limpeza”, garantiu.

O produtor cultural Marcelo de Freitas assinou o termo de autorização com a Fundac e diz que o dono do Circo Troy, Vagner Dias, até o surpreendeu tendo ido embora. “Eu tinha combinado com ele de levar o circo para 40 escolas de Campo Grande”, afirmou ele, informando, porém, que não havia contrato assinado. “Acho que ele foi embora por causa do tempo chuvoso. Não sei para onde ele foi”, informou.

Indagado sobre o lucro que o Circo Troy teve em Campo Grande, Freitas disse acredita que a receita foi pequena em razão das chuvas. Quanto à limpeza do local, revelou que ligou para o dono do circo, que garantiu ter feito a limpeza. “Liguei para dono do circo e ele disse que tinha parque de diversão junto e não sabe se o parque limpou”, declarou Marcelo. O Parque de Diversões, porém, já tinha desarmado a estrutura e deixado o local na segunda-feira, com o Circo Troy sozinho tendo feito anúncio no bairro Santo Amaro para a última noite de show, com preço a R$ 5,00.

Até geladeira...
Até geladeira...
cama e colchão ficaram na área depois da partida do circo.
cama e colchão ficaram na área depois da partida do circo.

Moradores criticam – A realização de festas e grandes eventos na Praça do Papa tem desagradado muitos moradores da região, em razão do lixo que é deixado por vários dias no local e devido ao barulho até tarde da noite. O produtor cultural Marcelo de Freitas garante, porém, que para a instalação do Circo Troy obteve autorização do presidente da Associação dos Moradores do Bairro Santo Amaro, Oscar Mohr.

Iracema Olive, de 58 anos, aposentada, moradora do bairro Santo Antônio há 13 anos, disse que a Praça do Papa sempre foi limpinha, mas as festas têm deixado muita sujeira. “Tem muito morador vendendo as casas devido a essas festas. Além do transito ficar tumultuado, tem muito barulho e as pessoas ainda deixam sujeira na praça”, afirmou ela.

Wesley Ferreira, de 17 anos, estudante, costuma andar de skate na Praça do Papa e garante que antes do circo ir embora já tinha muita sujeira no local, fruto ainda do Arraial de Santo Antônio. “Até a geladeira é de período anterior ao circo”, garantiu.

Clara Lima, de 18 anos, estudante, morada na Rua Alfredo Scaff, a mesma da Praça do Papa, afirma que se tivesse abaixo assinado no bairro para não ter festa, ela assinaria. “Acha errado que a festa vai embora e a sujeira fica”, protestou.

Nos siga no Google Notícias