ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Cirurgia com aparelho inédito em Testemunha de Jeová dura 7 horas na Santa Casa

Paula Maciulevicius e Viviane Oliveira | 20/10/2011 21:34

Pela necessidade de se ter bolsas de sangue em cirurgias, Deolinda só pode ser operada quando o equipamento chegou à Capital, já que pela religião, não é permitida a transfusão de sangue

Imagem enviada pela biomédica ao Campo Grande News mostra a máquina utilizada na cirurgia. (Foto: Divulgação)
Imagem enviada pela biomédica ao Campo Grande News mostra a máquina utilizada na cirurgia. (Foto: Divulgação)

A paciente Deolinda Alves Bastos, de 55 anos, foi a primeira a realizar um procedimento cirúrgico utilizando um aparelho inédito no Estado. A máquina chamada Recuperação Intra-operatória de Sangue, veio de São Paulo a pedido da família de Deolinda, que pertence a igreja Testemunhas de Jeová.

Pela necessidade de se ter bolsas de sangue para qualquer procedimento cirúrgico, Deolinda só pode entrar na sala operatória quando o equipamento chegou à Capital. Já que pela religião, não é permitida a transfusão de sangue, a máquina “reaproveita” o sangue da própria paciente que se perderia na cirurgia.

Depois de ter um AVC (Acidente Vascular Cerebral), Deolinda passou por uma neurocirurgia nesta quinta-feira, na Santa Casa. O procedimento durou 7h, começou por volta das 10h da manhã e só chegou ao fim na tarde.

Adiado uma vez por falta de vaga no CTI (Centro de Terapia Intensiva) da Santa Casa, Deolinda foi a primeira paciente de Mato Grosso do Sul, mesmo com a máquina existindo há 25 anos.

A cirurgia pioneira pode abrir espaço para outros pacientes, a máquina não é só utilizada em casos de pessoas da religião Testemunhas de Jeová, mas também para aqueles que tem incompatibilidade sanguínea ou que por outro motivo, não possam se submeter a transfusão de sangue.

O equipamento chegou a Campo Grande acompanhado de uma biomédica especialista no manuseio. Paula Cristina Frutuoso conversou logo após o término do procedimento com o Campo Grande News e explicou. O sangue é aspirado, filtrado, centrifugado, lavado e somente as hemácias - glóbulos vermelhos, são devolvidos ao paciente.

Ao mesmo tempo em que a cirurgia acontece, a máquina está trabalhando.

De acordo com a biomédica, o aparelho é uma prática da medicina que envolve a recuperação de sangue perdido durante o procedimento e sua reinfusão no paciente.

Durante a operação, Deolinda perdeu pouco sangue. Segundo a biomédica, 125 ml de concentrado de hemácias foram recuperados através do equipamento.

Paula Frutuoso explica que em uma cirurgia de médio a grande porte é preciso no mínimo dois concentrados de hemácias. Cada bolsa custa em média R$ 600, dependendo de cada hospital, o valor já pagaria o kit usado na máquina para cada paciente.

“É para qualquer cirurgia de médio a grande sangramento, por exemplo, nas cardíacas, ortopédicas e de transplante, em que se usa muito sangue”, ressalta a biomédica.

O aparelho só não pode ser usado em casos de cirurgia intestinal e de tumores, quando o risco de contaminação é grande.

Ela ainda afirma que a máquina tem uma série de benefícios. “Não é só pela religião, mas também pela disponibilidade imediata de sangue fresco e a diminuição das reações imunológicas”, completa.

Por se tratar de um procedimento cirúrgico delicado, não foi autorizada a realização de imagens e fotografias dentro do hospital.

Tanto a especialista como a máquina só chegaram até a sala de cirurgia da Santa Casa porque a família de Deolina procurou um grupo de voluntários chamado Colih (Comissão de Ligação com Hospitais para Testemunhas de Jeová), existente em Campo Grande. A partir daí a Comissão agilizou a vinda do aparelho.

O presidente da comissão Jorge Caldas Feitosa fala que o grupo foi criado para pesquisar e divulgar técnicas de conservação do sangue, assim como terapias alternativas à transfusão.

“Esse é o trabalho da Coliy, intermediar o paciente com o médico. É a primeira cirurgia com a máquina no Estado e não é só para evangélico, mas, por exemplo, uma pessoa que tem sangue raro e que precise de transfusão”, acredita.

A cirurgia correu bem e foi realizada pelo neurocirurgião Elias Paulo Fernandes. Ao Campo Grande News ele contou que já tinha conhecimento do aparelho, mas nunca havia utilizado em um procedimento cirúrgico. “Achei excelente e a cirurgia foi um sucesso”, respondeu.

Ainda de acordo com o neurocirurgião, a máquina vai trazer um novo campo de reposição de sangue, não apenas para resolver questões de religiosidade, mas também para atender pacientes que não possa fazer a hemotransfusão.

Nos siga no Google Notícias