A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

20/10/2011 21:34

Cirurgia com aparelho inédito em Testemunha de Jeová dura 7 horas na Santa Casa

Paula Maciulevicius e Viviane Oliveira

Pela necessidade de se ter bolsas de sangue em cirurgias, Deolinda só pode ser operada quando o equipamento chegou à Capital, já que pela religião, não é permitida a transfusão de sangue

Imagem enviada pela biomédica ao Campo Grande News mostra a máquina utilizada na cirurgia. (Foto: Divulgação)Imagem enviada pela biomédica ao Campo Grande News mostra a máquina utilizada na cirurgia. (Foto: Divulgação)

A paciente Deolinda Alves Bastos, de 55 anos, foi a primeira a realizar um procedimento cirúrgico utilizando um aparelho inédito no Estado. A máquina chamada Recuperação Intra-operatória de Sangue, veio de São Paulo a pedido da família de Deolinda, que pertence a igreja Testemunhas de Jeová.

Pela necessidade de se ter bolsas de sangue para qualquer procedimento cirúrgico, Deolinda só pode entrar na sala operatória quando o equipamento chegou à Capital. Já que pela religião, não é permitida a transfusão de sangue, a máquina “reaproveita” o sangue da própria paciente que se perderia na cirurgia.

Depois de ter um AVC (Acidente Vascular Cerebral), Deolinda passou por uma neurocirurgia nesta quinta-feira, na Santa Casa. O procedimento durou 7h, começou por volta das 10h da manhã e só chegou ao fim na tarde.

Adiado uma vez por falta de vaga no CTI (Centro de Terapia Intensiva) da Santa Casa, Deolinda foi a primeira paciente de Mato Grosso do Sul, mesmo com a máquina existindo há 25 anos.

A cirurgia pioneira pode abrir espaço para outros pacientes, a máquina não é só utilizada em casos de pessoas da religião Testemunhas de Jeová, mas também para aqueles que tem incompatibilidade sanguínea ou que por outro motivo, não possam se submeter a transfusão de sangue.

O equipamento chegou a Campo Grande acompanhado de uma biomédica especialista no manuseio. Paula Cristina Frutuoso conversou logo após o término do procedimento com o Campo Grande News e explicou. O sangue é aspirado, filtrado, centrifugado, lavado e somente as hemácias - glóbulos vermelhos, são devolvidos ao paciente.

Ao mesmo tempo em que a cirurgia acontece, a máquina está trabalhando.

De acordo com a biomédica, o aparelho é uma prática da medicina que envolve a recuperação de sangue perdido durante o procedimento e sua reinfusão no paciente.

Durante a operação, Deolinda perdeu pouco sangue. Segundo a biomédica, 125 ml de concentrado de hemácias foram recuperados através do equipamento.

Paula Frutuoso explica que em uma cirurgia de médio a grande porte é preciso no mínimo dois concentrados de hemácias. Cada bolsa custa em média R$ 600, dependendo de cada hospital, o valor já pagaria o kit usado na máquina para cada paciente.

“É para qualquer cirurgia de médio a grande sangramento, por exemplo, nas cardíacas, ortopédicas e de transplante, em que se usa muito sangue”, ressalta a biomédica.

O aparelho só não pode ser usado em casos de cirurgia intestinal e de tumores, quando o risco de contaminação é grande.

Ela ainda afirma que a máquina tem uma série de benefícios. “Não é só pela religião, mas também pela disponibilidade imediata de sangue fresco e a diminuição das reações imunológicas”, completa.

Por se tratar de um procedimento cirúrgico delicado, não foi autorizada a realização de imagens e fotografias dentro do hospital.

Tanto a especialista como a máquina só chegaram até a sala de cirurgia da Santa Casa porque a família de Deolina procurou um grupo de voluntários chamado Colih (Comissão de Ligação com Hospitais para Testemunhas de Jeová), existente em Campo Grande. A partir daí a Comissão agilizou a vinda do aparelho.

O presidente da comissão Jorge Caldas Feitosa fala que o grupo foi criado para pesquisar e divulgar técnicas de conservação do sangue, assim como terapias alternativas à transfusão.

“Esse é o trabalho da Coliy, intermediar o paciente com o médico. É a primeira cirurgia com a máquina no Estado e não é só para evangélico, mas, por exemplo, uma pessoa que tem sangue raro e que precise de transfusão”, acredita.

A cirurgia correu bem e foi realizada pelo neurocirurgião Elias Paulo Fernandes. Ao Campo Grande News ele contou que já tinha conhecimento do aparelho, mas nunca havia utilizado em um procedimento cirúrgico. “Achei excelente e a cirurgia foi um sucesso”, respondeu.

Ainda de acordo com o neurocirurgião, a máquina vai trazer um novo campo de reposição de sangue, não apenas para resolver questões de religiosidade, mas também para atender pacientes que não possa fazer a hemotransfusão.

Sem vaga no CTI, Santa Casa cancela cirurgia sem transfusão de sangue
Por falta de vaga no CTI (Centro de Terapia Intensiva), não foi realizada a cirurgia com aparelho inédito no Estado que estava marcada para às 7 hora...
Aparelho vai assistir cirurgia sem transfusão de sangue em Testemunha de Jeová
Amanhã, às 7 horas, será realizada na Santa Casa de Campo Grande uma cirurgia com um aparelho inédito no Estado. Trata-se de uma máquina chamada Recu...


Não é ignorância e nem preconceito co religião alguma, É BOM CENSO . Imagino o qnt é ridículo um ser correr o risco de morte , por não querer aceitar o sangue de outro ser igual a ele, desde que o mundo é mundo, isso sempre ocorreu, ou estou errado?. Pergunto a quem é contra aquí, e a essa senhora, se não existisse esse equipamento?, seria aos olhos do nosso criador, justo partir antes que ele quisesse?. Existe todo um procedimento profissional e cuidadoso para fazer as coletas de sangue , que se for feita de forma correta, não há perigo algum. Agora correr o risco de perder a vida por causa dessa ´´ignorância´´ AÍ SIM SERIA IGNORÂNCIA!.
 
souza em 10/05/2016 17:43:43
tenho três cirurgia para fazer minha medica recusou fazer a cirurgia sem sangue até mesmo ligou para o chefe do hospital ele disse que não faz cirurgia sem sangue preciso urgente fazer.
 
josi delfino em 07/10/2013 22:30:38
Bom, o que podemos dizer é que as cirurgias sem sangue tem o prazo de recuperação mais rápido, são mais limpas, são livres de doenças contagiosas pelo sangue, que não tem controle eficaz nos hemocentros. Pena que a ignorância leva alguns a atacar os cristãos...
 
Julio Baldini em 01/10/2012 15:42:35
Em pleno século 21 as pessoas não aprenderam a respeitar os direitos dos outros, elas precisam ler para estarem bem informadas.E não acreditarem no que ouvem.Leiam se informem ,se quiserem preservar suas vidas diante de Deus.
 
Renata maria C. Martins em 26/05/2012 09:11:53
Cotinuação...
O ato de escarnio e zombaria contra Jeová resultou em um fim trágico para Faraó..Espero que Jeová tenha muita misericórdia de vcs e que o mesmo não aconteça. Parabens a toda equipe médica e a senhora que fez a cirurgia.
 
vivi souza em 26/05/2012 01:32:40
Tenho muita pena de todos vcs que acabaram de falar mal do povo de jeová..na verdade vcs estão falando contra o proprio jeová..um dia se arrependerão de tudo isso...acontecerá com vcs o que aconteceu com Faraó no Egito quando ele teve a infelicidade de perguntar a Moisés: " Quem é Jeova?" Sabem o que aconteceu? Na verdade ele viu quem era realmente Jeová.
 
viviane souza em 26/05/2012 01:30:14
Jeová Deus, só permitia o uso do sangue em sacrifício. Nunca Ele permitiu fazer consumo do sangue. Consumo também pode incluir transfusão, pois, se o médico proibisse alguém de usar bebida alcoólica, será que a pessoa estaria obedecendo ao médico, transfundindo o álcool na veia? Quem questiona sobre frações sanguíneas poderia escrever às nossas filiais (os endereços aparecem em nossas publicações)
 
Ivânia Silva em 28/04/2012 10:09:06
Que benção da parte de Jeová é poder contar com mais essa tecnologia que veio justamente para diminuir o sofrimento dos servos fiéis de Deus, que mesmo em situações difíceis, mas continuam perseverantes. Como seria maravilhoso se pessoas de toda sorte buscasse conhecer o nosso ensino e o quanto somos poupados de tantas doenças transmitidas pelo sangue! Conforme Gen. 9:4 e Lev. 17:12-17.
 
Balbina Almeida de Carvalho em 21/11/2011 02:21:17

Com certesa aqui no Brasil esta maquina, chegou em boa hora, tanto para nos quanto aqueles que tem consiencia do perigo que e o sangue, agradecemos a todos os envolvidos em traser esta maquina para o pais.

 
Antonio Cesar em 21/11/2011 01:24:05
porque falar mal das testemunhas de jeova eu sou voseis que fazem esses comentarios orriveis nao batem bem da cabesa ne o bando de bula sem alssa . vcs sao um bando de idiotas invejosos . nao sao so vosseis que pressiçao tem muita testemunha de jeova que tem mais nessesidade do que voceis . parem de rrelhamar . sou uma testemunha de jeova
 
beatris da lopis em 20/11/2011 02:58:44
Todos deviam ser gratos as testemunhas de jeova e a equipe voluntaria por trazerem essa maquina ao nosso Estado , essa eh mais uma alternativa , que todos deveriam utilizar , antes de criticar , porq nao procurar outras opçoes de tratamento, em vez de aceitar a primeira? Eh por isso que a saude no Estado é tao precaria!
 
Eloise Gimenez em 06/11/2011 04:39:25
É no minimo interessante como as pessoas se irritam com o povo de Jeová, por eles obedecerem a lei de Jeová expressa na bíblia. Ao mesmo tempo é também lamentavel!
As pessoas na verdade preferem estar vivas por mais uns anos as custas da desobediencia a Deus, do que perder a sua vida para obedece-lo.. Entretanto essas mesmas não se importam de se envolverem em guerras tirando vida de outras pesso
 
Reinaldo Farias em 31/10/2011 07:27:29
Estou confiante ,já posso ter asperança de caminhar sem sentir tanta dor,vou esperar em JEOVÁ a minha vez.
Esta bendita máquina chegou na hora.
 
marlene lima em 28/10/2011 09:03:39
(continuação)estaria sempre vulnerável a esse estilo de vida,por isso deixou leis especificas que estão na Bíblia para todo mundo ver,basta querer.Isso significa que temos de manter a pureza do corpo para nos apresentarmos a Deus,nosso criador não aceita imundice, e como seres obedientes não queremos desafiá-lo.Parabéns ao Jornal Campo Grande News,a equipe médica e todos os envolvidos.
 
Carlei Vital em 24/10/2011 11:44:52
rompida nem mesmo por uma agulha de seringa, sem por em risco a vida da pessoa e precisar automaticamente de uma cirurgia para fechá-la.Deus sempre teve leis especificas sobre higiene corporal tanto externa como interna,e a questão de não usar sangue tem haver com essas leis de higiene,Deus sabia que o padrão de vida das pessoas só tenderia a piorar e por isso a saúde da raça humana(continua)
 
Carlei Vital em 24/10/2011 11:30:26
De qual sangue estamos falando,do venoso ou do arterial?O sangue que se doa é o venoso,é o que circula pela veia.A fonte científica explica:esse sangue ainda não foi filtrado pelos rins,por tanto esta carregado de todas as impurezas do corpo humano,somente e exclusivamente o rim tem a capacidade de filtrar-lo completamente para devolver pela artéria o sangue bom,mais artéria não pode ser(continua)
 
Carlei Vital em 24/10/2011 11:11:12
As TJs obedecem uma lei de Deus,busca saída que nenhuma outra religião sequer tenta achar,por causa delas milhares de pessoas estão operando sem o risco de sangue rejeitado ou contaminado,respeitam todas as leis governamentais,aí vem pessoas desinformadas,que não entendem bulufas de seus direitos e ofendem pessoas de bem, esquecem que o trabalho delas e por amor aos outros.Parabens aos ignorantes
 
Robert Saints em 24/10/2011 10:04:02
Gostaria de dar os meus parabéns á equipe médica que adotou o procedimento e também à Colih de Campo Grande pela orientação e ajuda. Fica cada vez mais evidente que, quando médicos deixam o "preconceito" de lado e buscam tratar o paciente com dignidade respeito, o resultado é uma saúde melhor para o paciente. Parabéns a todos!
 
Paulo Mota em 24/10/2011 06:18:19
EU ACHO QUE ESSA MAQUINA É MAS UM PASSO NA MEDICINA,E RELIGIÃO NÃO TEM NADA A VER O IMPORTANTE É QUE A PACIENTE ESTA BEM.
E DIANTE DA ESCASSEZ DE SANGUE E DOADORES NO EMOSSUL DA CAPITAL
AGORA TEMOS MAS UMA ALTERNATIVA PARA SALVAR VIDAS..
 
MAISA DE ALMEIDA em 23/10/2011 10:42:43
parabens pela cirurgia...
e a todos esses que estão contra,,busquem informações para depois questionar..
as testemunhas de Jeova terão o prazer de lhes mostrar dentro da biblia,,qual é o conceito de Deus sobre a transfusão de sangue..
 
Anna Carolinee em 23/10/2011 02:27:16
Ficamos muito felizes do sucesso da cirurgia e saber que existem pessoas que se preocupam em manter uma boa conciencia perante Deus e querem agradá-lo.Lembre-se a fé não é propriedade de todos!
 
Lucinéia Aparecida Hipolito Souza e Rivaldo de Souza em 23/10/2011 01:57:05
Ah, ia me esquecendo: Como não sou testevá de jeomunha, alíás não sou testemunha de nada, eu nem ví nada...Apesar de muito pecador, sou doador de sangue desde 2004, vou ao hemocentro pelo menos 3 vezes por ano e me sinto muito feliz em ajudar a quem precisa, não é dos melhores pq tenho muitos defeitos, mas dôo de coração e sem religião nenhuma. Abraços
 
Claudio Arantes – CG/Amambai em 22/10/2011 12:00:54
Apesar de pecador, sou doador de sangue desde 2004, vou ao hemocentro pelo menos 3 vezes por ano e me sinto muito feliz em ajudar a quem precisa, não é dos melhores pq tenho muitos defeitos, mas dôo de coração e sem religião nenhuma.
 
Claudio Arantes – CG/Amambai em 22/10/2011 11:15:00
Nos resta a esperança na justiça, ouvi dizer que já tivemos casos em que a justiça autorizou a transfusão em crianças e impediu os pais até de tentarem impedir. Porque senão, sem a disponibilidade de tal aparelho a pobre morreria. É o fim da picada...Religião é algo totalmente desnecessária, se não existisse o mundo seria muito melhor!
 
Claudio Arantes - CG/Amambai em 22/10/2011 10:53:05
A decisão da paciente e sua família não é baseada em afirmações científicas, como as veiculadas na matéria coisa nenhuma, é só por cegueira fundamentalista religiosa, e tem mais: A paciente em questão por acaso é melhor do que os outros, para usar de tecnologia diferenciada? Creio que não.
 
Claudio Arantes - CG/Amambai em 22/10/2011 10:52:32
Ou então TODOS os pacientes à serem operados deveriam contar com esse recurso e não haveria tanta demanda de sangue: http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/hemosul-necessita-com-urgencia-de-sangue-tipo-o-negativo http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/crianca-necessita-urgente-de-doacao-de-sangue-para-fazer-cirurgia
 
Claudio Arantes - CG/Amambai em 22/10/2011 10:51:56
Fiquei feliz com o resultado da cirurgia, mas indignado com a postura de algumas pessoas, pois respeitar uma lei divina não tem nada de fanatismo, de patético ou de ignorância. Raciocinem pessoal. Quando você vai ao médico, qual é o primeiro exame que ele pede? O de sangue. Sabe por que?Porque é no sangue que se identifica qualquer doença. O sangue é sujo. INFORMEM-SE MAIS, IGNORANTES.
 
Archimedes Bó Junior em 22/10/2011 10:32:11
há tanta gente ignorante neste mundo!há uma grande diferença de receber sangue de uma pessoa, e filtrar o seu proprio sangue.se não acreditassemos no que pregamos nós não estariamos sempre batendo a porta d pssoas q nos tratam mal,o ex dessa irmã só mosta q realment seguimos os principios biblicos e confiamos neste Deus maravilhoso q pode e vai nos dar a vd eterna.
 
Jéssica Escobar em 22/10/2011 09:44:21
se vcs tem alguma duvida com respeito a esta questão do sangue e dos motivos que levam as Testemunhas de Jeová a recusarem as transfusões, pergunte a uma delas quando visitarem a sua casa. Elas terão o prazer em ajudá-lo a entender suas razões baseadas na Bíblia. Grata.
 
veronice castro em 22/10/2011 06:07:35
Achei q a reportagem era direcionada a novidade e eficiência do uso do equipamento. Q na verdade não é novidade, afinal existe ha 25 anos!quantas pessoas ja não precisaram deste equipamento...que absurdo, não? Mas observando os comentários... É triste ver a falta respeito de um ser humano para com outro. Imaginamos muito e agimos pouco. Faço do comentário de Maria Julia e Larissa Antunes meus tb.
 
kassia paniago em 21/10/2011 12:45:19
Parabéns a equipe medica, entretanto tenho uma duvida.
O paciente não pode receber doação de sangue de outra pessoa, mas o medicoi pode interferir na vontade divina???????
 
Carlos Eduardo em 21/10/2011 12:17:32
Se ela não pode receber transfusão de sangue, então também não pode receber nenhuma vacina !!!
Mas ela não poderia receber frações de sangue ??? "Somente as hemácias - glóbulos vermelhos" são frações. Frações não pode ?
Será que ela sabe explicar na Bíblia porque não pode. Ou algum lider da seita é quem deve explicar ?
Que o Senhor Jesus tenha misericóridia de tanta cegueira espiritual!
 
Raymond Franz Jr em 21/10/2011 12:16:54
PATÉTICO!
Qual é essa religião que acredita que Deus dá a sabedoria ao homem para construir essa máquina mas não aceita a sabedoria do homem que descobriu a transfusão de sangue como ferramenta de salvar vidas?
 
FLÁVIO QUEIROZ em 21/10/2011 11:58:42
Graças a Jeová, a irmã Deolinda que pertence a congregação Vila Piratininga vai se sair bem desse problema de saúde! e nosso estado inteiro vai saber o por que q nós Testemunhas não aceitamos a transfusão de sangue. Tudo oq fazemos tem base biblica não só no velho testamento (Deuteronômio 12:16) como também no novo testamento (Atos 15:19, 20) .
 
Daniel Junior Costa da Silva em 21/10/2011 11:46:33
A Constituição Federal garante a liberdade de consciência de crença. o Estado NÃO pode compelir a pessoa a realizar transfusão de sangue especialmente quando existem outras técnicas alternativas a serem exauridas para a preservação do sistema imunológico.
 
Willian Silva em 21/10/2011 11:35:50
Quem foi Jeová?
 
Jose Igatoro em 21/10/2011 11:25:49
Concordo com VC Willian nogueira, preferem deixar morrer do que fazer tranfusão, e ainda querem apresentar um Deus ao mundo que nem eles mesmo acredita que pode fazer um milagre falam tanto em Jeova e milagres com aquelas revistinha na rua tentando fazer vc acreditar em algo que nem eles mesmo acredita tem que sai fora mesmo eu hein!!!
 
Anderson Borges em 21/10/2011 11:06:40
Ah ta, receber transfusão nao pode. mas operar pode?
 
Claudia Barros em 21/10/2011 11:03:00
Parabéns à equipe médica que se mostrou competente e corajosa em realizar uma cirurgia sem sangue. Somente médicos competentes, bem formados, conseguem fazer isso. Que esta técnica se popularize entre os médicos e que o desejo de realizar cirurgia sem sangue também esteja entre os desprovidos de conhecimento bíblico e científico.
 
Elisângela Alves Lijerón em 21/10/2011 10:43:11
Parabéns, a Coli e a equipe médica. Graças a Jeová pertencemos a uma organização perfeita, e que todas essas pessoas que falaram mal, e sempre falam da gente. Comprovam ainda mais que estamos seguindo o caminho certo, por que Jesus foi perseguido e por isso somos perseguidos. Além do mais o que importa para nós Testemunhas de Jeová, é seguir o conselho de Jesus em Marcos 8: 35, 36.
 
Neemias Pinheiro em 21/10/2011 10:32:48
Faço Medicina e estou feliz em ouvir notícias como essas... é ótimo saber que o leque do campo cirurgico está se abrindo e chegando em nosso Estado ( o que deveria ter acontecido há mt tempo). Parabéns aos medicos da S. Casa e ao grupo religioso por ter contríbuído para o avanço da saúde por aqui!
_Paz.
 
Amanda Zavalla em 21/10/2011 10:06:00
Claudio Arantes - CG/Amambai, FLÁVIO QUEIROZ, Jose Igatoro, Anderson Borges, Claudia Barros, aline Amaral, Willian nogueira. Antes de criticar leiam a matéria da Jornalista Cristiane Segatto escritora da Revista época e ganhadora de 10 prêmios de jornalismo intitulada: “A indústria do Sangue”. Lá entenderão as razoes da paciente.
 
Fabio Coutinho em 21/10/2011 09:47:06
Meus Deus quanto fanatismo!
Nossa relaçào com Deus nunca se abalará pelo fato de recebermos outro sangue, quanta ignorância!!!
Mas a vinda da máquina é mto válida por servir para outros casos...
Hoje vejo que o inimigo usa a bíblia para ludibriar as pessoas, bem...mas Deus deu o livre arbítrio ás pessoas para acreditarem no que quiserem...
 
aline amaral em 21/10/2011 09:43:54
Claudio Arantes - CG/Amambai, FLÁVIO QUEIROZ, Jose Igatoro, Anderson Borges
Claudia Barros, aline Amaral, Willian nogueira. Leiam a matéria da revista época escrita pela jornalista Cristiane Segatto intitulada "A indústria do Sangue". Leiam e vão entender um pouquinho sobre o assunto "sangue".
 
Fabio Coutinho em 21/10/2011 09:41:16
Novo Código de Ética Médica: Capítulo I Dos princípios Fundamentais

XXI - No processo de tomada de decisões profissionais, de acordo com seus ditames de consciência e as previsões legais, o médico aceitará as escolhas de seus pacientes, relativas aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por eles expressos, desde que adequadas ao caso e cientificamente reconhecidas.

 
Fabio Coutinho em 21/10/2011 09:36:13
O novo Código de ética Médica garante ao paciente o direito de escolha a o tratamento que considera mais conveniente ou mais seguro (que é o caso em questão).
 
Fabio Coutinho em 21/10/2011 09:34:42
...A utilização do aparelho foi apenas para dar mais segurança no pós-cirurgico da paciente pois sem transfusões a recuperação é até 50% mais rápida e sem riscos. Como eu sei disso: Sou filho da paciente em questão.
 
Fabio Coutinho em 21/10/2011 09:24:46
Claudio Arantes - CG/Amambai, FLÁVIO QUEIROZ, Jose Igatoro, Anderson Borges, Claudia Barros, aline Amaral, Willian nogueira. Primeiro: A cirurgia poderia ser realizada mesmo sem a utilização da máquina de autotransfusão. Segundo: O Médico responsável pela cirurgia é um excepcional cirurgião e prefere realizar cirurgia sem a utilização de bolsas de sangue tanto é que já o fez por várias vezes...
 
Fabio Coutinho em 21/10/2011 09:22:33
Não que preferimos morrer! mas pensem comigo: " será que eu desacataria uma ordem de Deus para viver apenas mais um pouco neste mundo iniquo? a nossa irmã deolinda tem esse pensamento. por isso ela naum quis desacatar uma ordem divina pois sabe que Deus a recompensará grandemente!
 
Daniel Junior Costa da Silva em 21/10/2011 07:56:21
Isso acaba com a polêmica que alguns criam em torno das Testemunhas de Jeová, que deixam seus filhos/parentes morrerem sem sangue. Existem alternativas seguras, e aprovadas pela medicina. Além de mais barato que uma bolsa de sangue, conserva nossa relação com Deus, pois ele exige isso. Atos 15:28,29 - Abstenham de sangue, boa saúde para vós!...
 
Woldner Tavares em 21/10/2011 07:51:31
“Achei excelente e a cirurgia foi um sucesso”, a máquina vai trazer um novo campo de reposição de sangue, não apenas para resolver questões de religiosidade, mas também para atender pacientes que não possa fazer a hemotransfusão - Dr neurocirurgião Elias Paulo Fernandes. Parabéns Dr. Parabéns aqueles que realmente importam-se com a vida e a saúde.
 
Flavio Alves em 21/10/2011 05:40:23
RELIGIAO=Assunto não discutivel. A saúde que continuamos a ter é privilegiosa. Apesar de serem feitos exames, os mesmos são simples.Não sabemos de onde vem so,se sabe o tipo sanguineo. Ou seja, do q adianta operar de um cancer e adquirir uma Hepatite C? optar por abster-se de sangue conforme Atos 15:28,29 não significa que você não crê em Deus e sim q deseja permanecer com o q o mesmo lhe enviou
 
Heloisa Tosta em 21/10/2011 04:22:59
E onde o jeová estava quando deixou a pobre senhora adoecer e passar por todo esse sofrimento? Será que estava em greve ou muito ocupado?
 
Claudio Arantes - CG/Amambai em 21/10/2011 03:38:50
Veja Levítico 7:26, 27; 17:10- 14; Deuteronômio 12:23- 25; 15:23; Atos 15: 20, 28, 29; 21:25.

Se convidadas, as Comissões de Ligação com Hospitais também fazem apresentações para equipes médicas hospitalares. Além disso, se sua ajuda for especificamente solicitada, ajudam os pacientes a se comunicar antecipada, franca e continuamente com o médico responsável.

 
Tompson Rogério Vieira em 21/10/2011 02:40:31
Inacreditavel que pessoas ignorantes, desinformadas, leigas tratem a principios religosos dos outros con ironia e sarcasmo.. cada um acredita no que quer e deve ser respeitado!!

Deveriam ver que essa senhora fez um bem pelo Estado trazendo essa máquina para cá

quem sabe vc ( que fez comentários idiotas) ou alguem de sua familia precise dessa máquina um dia.
 
CLAUDETE FARIA em 21/10/2011 01:04:02
Que bom que existe esse aparelho, no caso de pessoas com tipo sanguíneo raro ou com propensão à rejeição, é uma solução mágica... Agora essa pobre senhora ter de usar por causa de religião é o fim da picada, nesse caso eu gostaria que a máquina nem existisse, como pode existir gente tão tacanha...A ignorância religiosa é a pior que há!
 
Claudio Arantes - CG/Amambai em 20/10/2011 11:37:24
FIQUEI MUITO FELIZ POR SABER DESTA NOTICIA,QUE OUTROS PACIENTES VENHAM A UTILIZAR ESTA TÉCNICA.QUE JEOVÁ ABENÇOE ESTA IRMÃ.
 
noemi camilo garcia em 20/10/2011 11:19:15
Ao ler a noticia não posso deixar de comentar um dado que me chamou a atenção: a máquina existe à 25 anos e só agora chegou a Mato Grosso do Sul????? O que pensar??? Realmente tenho a "leve" impressão que pouco se faz pela saúde de nosso estado!!!
 
Maria Julia em 20/10/2011 11:14:18
Quanta tecnologia ainda bem que conseguiu sobreviver pois após 7 horas
 
paulo honorato em 20/10/2011 11:06:21
Estamos emocionados e felizes com esse resultado positivo. É muito bom saber que temos em nosso estado profissionais da área médica que estão dispostos a buscar novas técnicas que visam beneficiar pacientes e melhorar a qualidade no atendimento. Parabéns aos médicos e a toda equipe que acompanhou a inauguração dessa nova técnica no nosso estado. Muito obrigada!!!
 
Márcia Rozeli Antunes da Silva em 20/10/2011 11:02:21
Parabéns pelo sucesso da cirurgia!
 
Larissa Antunes em 20/10/2011 10:21:37
Tem gente pra tudo nesse mundo mesmo...

quer dizer que sem a maquina ela morreria..

.. se naum pode fazer transfusao... naum poderia filtrar tbm .. jah que eh pra ser radical.. seja num todo.. povin naum consegue nem se manter firme no que acredita.. sai fora!!!

mas parabens pela aquisiçao.. quem realmente nao pode receber uma trasnfusao e lutar pela vida agradece!!!
 
Willian nogueira em 20/10/2011 10:18:02
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions