ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com 119 casos, campanha alerta para prevenção de doença silenciosa

Lidiane Kober | 28/07/2014 16:54
Vacina contra a hepatite B está disponível em unidades de saúde da Capital (Foto: Assessoria)
Vacina contra a hepatite B está disponível em unidades de saúde da Capital (Foto: Assessoria)

Com 119 casos registrados neste ano em Campo Grande, campanha alerta para prevenção contra a hepatite B e C. Especialistas apelam pela vacinação, principalmente, pelo fato de a doença ser “silenciosa”, ou seja, só apresentar sintomas em estado avançado, quando o dano hepático já é grande.

Na Capital, a campanha inclui a intensificação da vacinação para pessoas com até 49 anos e abre a possibilidade de testar a presença das hepatites B e C. A ação é alusiva ao Dia Mundial das Hepatites Virais.

O serviço está disponível nas Unidades de Pronto Atendimento Coronel Antonino, Universitário e Vila Almeida, nos centros regionais de Saúde Guanandy, Aero Rancho, Tiradentes e Moreninha, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e no Centro de Doenças Infecto-parasitárias (Cedip).

Coordenadora Municipal do Programa de Hepatite Virais da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a enfermeira Mariah Barros frisou que a vacina é gratuita e está disponível sempre nas unidades de saúde da Capital. “A campanha é mais um alerta sobre a importância da imunização”, frisou.

A preocupação, segundo ela, reside no fato de a doença ser “silenciosa”. “Normalmente, a hepatite é assintomática e esse é o perigo, porque quando descobre a vítima já é portador muitos anos e o dano hepático provavelmente evoluiu”, comentou.

Justamente por ser silenciosa, a maioria dos casos são descobertos em bancos de sangue e durante o pré-natal. “Se a doença se cronificar, pode resultar em câncer de fígado ou cirrose hepática”, alertou a enfermeira.

Por enquanto, só existe vacina para a hepatite B e são necessárias três doses. Depois da primeira, é preciso esperar um mês para se imunizar novamente e a terceira dose deve ser aplicada cinco meses depois da segunda. “Na maioria dos casos, a imunidade da vacina é duradoura”, destacou Mariah.

Transmissão - A hepatite B é infecciosa e considerada uma doença sexualmente transmissível. No caso do tipo C, a transmissão ocorre pelo sangue. Daí a importância de cuidados no compartilhamento de material para consumo de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente e alicates de unha), na confecção de tatuagem, na colocação de piercings e na transfusão de sangue.

No caso de evolução, os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, dor abdominal, tonturas e coloração amarela da pele e dos olhos.

Casos - Só em 2014, conforme a Sesau, foram registrados 41 casos de hepatite B e 78, de C, na Capital. No ano passado, 218 pessoas apresentaram a doença e, em 2012, 202.

Nos siga no Google Notícias