ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com 2.043 agendamentos, cirurgias da Caravana da Saúde começam na segunda

De acordo com dados da SES, cerca de 90% da demanda recebida pela Caravana são de cirurgias para catarata

Fernanda Palheta | 21/06/2019 16:21
Conforme a secretaria, o  número de agendamentos superou a meta da edição de 2 mil procedimentos (Foto: Divulgação/ SES)
Conforme a secretaria, o número de agendamentos superou a meta da edição de 2 mil procedimentos (Foto: Divulgação/ SES)

Nos primeiros quatro dias da nova etapa da Caravana da Saúde em Campo Grande, entre 17 e 20 de junho, 2.043 cirurgias oftalmológicas foram agendadas no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. As cirurgias começam na próxima segunda-feira (24).

Segundo dados da SES (Secretária Estadual de Saúde), cerca de 90% destes procedimentos são referentes a cirurgia de catarata, um das principais causas de cegueira no mundo.

O número de agendamentos, conforme a secretaria, superou a meta da edição de 2 mil procedimentos, mas o agendamento para as cirurgias continua até segunda-feira. Em seguida, os procedimentos serão feitos de acordo com a demanda recebida.

Além dos agendamentos para cirurgias de catarata, pterígio, yag laser e vitrectomia, nos quatro primeiros dias, a caravana já realizou 2,4 mil consultas e 7 mil exames. A meta da etapa é, até o dia 5 de julho, realizar 8 mil consultas e 24 mil exames.

Catarata - A principal demanda recebida na Caravana da Saúde, a catarata é mais comum em pacientes com idade acima dos 50 anos. Conforme o médico oftalmologista Diogo Garcia, que atende na Caravana da Saúde, a única solução para a doença é a cirurgia.

“Não há tratamento para a catarata. O tratamento é cirúrgico. O paciente começa a ter perda de visão progressiva até ficar totalmente cego e só a cirurgia pode resolver”, detalhou.

O médico ainda explicou que a doença é a opacificação de uma lente intraocular natural, chamada de cristalino. Segundo ele, essa lente dá o foco da visão em diferentes distâncias e o primeiro sintoma é a vista cansada.

Nos siga no Google Notícias