ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  03    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Com 25 bebês internados, Santa Casa pede socorro para banco de leite

Mariana Lopes | 03/02/2014 10:23
Com 25 bebês internados, Santa Casa pede socorro para banco de leite
Demanda necessita de pelo menos 5 litros de leite por dia, mas doações não passam de 1 litro (Foto: Divulgação Santa Casa)

Com os leitos lotados, a Santa Casa de Campo Grande pede socorro para completar o estoque de leite que atende aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso. No total, 25 bebês estão internados na UTI Neonatal, Unidade de Internação e Cardiopatia Congênita do hospital.

Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, nas últimas semanas, a média diária é aproximadamente 1 litro de leite coletado por dia. Porém, a quantidade é insuficiente para atender à demanda de recém-nascidos. O ideal seria de 3 a 5 litros destinados ao banco de leite.

Além de alimentar aos bebês prematuros e de baixo peso, o Banco de Leite também promove o aleitamento materno a todos os recém-nascidos que por algum outro motivo não pudem ser amamentados pela mãe.

A médica pediatra Ana Paula Morbi explica que quando o recém-nascido se alimenta do leite industrializado, ao invés do materno, isso pode interferir na saúde do bebê. “O leite materno proporciona defesa imunológica, prevenindo de infecções e vários outros agentes de proteção. O bebê que não se alimenta de leite humano pode ter doenças futuras como alergia, diarreia, infecções intestinais, entre outros”, ressalta.

Como doar - Para ser doadora de leite a mãe precisa estar bem de saúde, possuir todos os exames do pré-natal em ordem e leite em excesso, ou seja, sobrar leite após amamentar o seu próprio bebê.

O Banco de Leite da Santa Casa realiza também a coleta externa, a qual conta com a colaboração de um militar do Corpo de Bombeiro, que, junto com uma funcionária do hospital, vai até o domicílio da mãe que deseja ser doadora. A visita deve ser previamente agendada.

A mãe recebe todas as orientações necessárias para a higienização correta, retirada e armazenamento do leite, que, após coletado, passa pelo processo de pasteurização e análise microbiológica.

No hospital, a capacidade é para pasteurizar mais de 100 litros de leite por mês. Contudo, devido ao reduzido número de doações, são pasteurizados aproximadamente 40 litros. Com a falta de doação de leite, boa parte do aleitamento materno é complementado com fórmulas infantis.

Para doar basta ligar para telefone (67) 3322-4174. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos finais de semana das 6h às 18h.

Nos siga no Google Notícias