ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Com 25 bebês internados, Santa Casa pede socorro para banco de leite

Mariana Lopes | 03/02/2014 10:23
Demanda necessita de pelo menos 5 litros de leite por dia, mas doações não passam de 1 litro (Foto: Divulgação Santa Casa)
Demanda necessita de pelo menos 5 litros de leite por dia, mas doações não passam de 1 litro (Foto: Divulgação Santa Casa)

Com os leitos lotados, a Santa Casa de Campo Grande pede socorro para completar o estoque de leite que atende aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso. No total, 25 bebês estão internados na UTI Neonatal, Unidade de Internação e Cardiopatia Congênita do hospital.

Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, nas últimas semanas, a média diária é aproximadamente 1 litro de leite coletado por dia. Porém, a quantidade é insuficiente para atender à demanda de recém-nascidos. O ideal seria de 3 a 5 litros destinados ao banco de leite.

Além de alimentar aos bebês prematuros e de baixo peso, o Banco de Leite também promove o aleitamento materno a todos os recém-nascidos que por algum outro motivo não pudem ser amamentados pela mãe.

A médica pediatra Ana Paula Morbi explica que quando o recém-nascido se alimenta do leite industrializado, ao invés do materno, isso pode interferir na saúde do bebê. “O leite materno proporciona defesa imunológica, prevenindo de infecções e vários outros agentes de proteção. O bebê que não se alimenta de leite humano pode ter doenças futuras como alergia, diarreia, infecções intestinais, entre outros”, ressalta.

Como doar - Para ser doadora de leite a mãe precisa estar bem de saúde, possuir todos os exames do pré-natal em ordem e leite em excesso, ou seja, sobrar leite após amamentar o seu próprio bebê.

O Banco de Leite da Santa Casa realiza também a coleta externa, a qual conta com a colaboração de um militar do Corpo de Bombeiro, que, junto com uma funcionária do hospital, vai até o domicílio da mãe que deseja ser doadora. A visita deve ser previamente agendada.

A mãe recebe todas as orientações necessárias para a higienização correta, retirada e armazenamento do leite, que, após coletado, passa pelo processo de pasteurização e análise microbiológica.

No hospital, a capacidade é para pasteurizar mais de 100 litros de leite por mês. Contudo, devido ao reduzido número de doações, são pasteurizados aproximadamente 40 litros. Com a falta de doação de leite, boa parte do aleitamento materno é complementado com fórmulas infantis.

Para doar basta ligar para telefone (67) 3322-4174. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos finais de semana das 6h às 18h.

Nos siga no Google Notícias