ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Com 40 atendimentos mensais, HR se torna referência em Método Canguru

Luciana Brazil e Leonardo Rocha | 26/03/2014 09:56
Governador participa de solenidade no hospital. (Foto:Marcos Ermínio)
Governador participa de solenidade no hospital. (Foto:Marcos Ermínio)

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul recebeu, na manhã de hoje (26), um Certificado de Referência do Método Canguru, que atende bebês prematuros logo após o parto.

O programa, que teve início em 2009 no HR, disponibiliza hoje oito leitos e atende 40 mães por mês.

O método proporciona o contato direto entre genitora e o bebê durante o período em que ambos ficam no hospital. O processo diminuiu os índices de infecção hospitalar e reduz as situações de risco.

Os bebês prematuros são mais frágeis e mais instáveis, o que muitas vezes elevam os índices de mortalidade, como afirma o coordenador do método no HR, Paulo Itu.

“Este contato direto com a mãe, em uma relação humanizada de maneira simples, melhora a situação dos bebês para que eles continuem todo seu tratamento de forma eficaz. O método canguru também aumenta e estimula o leite materno”.

Segundo Paulo, pais que vivenciam o método adquirem competência e segurança, mesmo após a alta do bebê.
O programa foi iniciado em setembro de 2009, mas a unidade só foi inaugurada em 2011.

O certificado proporciona prestígio nacional e possibilita o acesso a novos investimentos nesta área, já que se tornou uma referência, afirmou o diretor do hospital, Rodrigo Aquino.

Durante a solenidade de entrega, o governador André Pucinelli (PMDB) ressaltou a exclusividade do Hospital Regional em ser o único na rede pública a realizar o método.

“Esse programa foi iniciado pela secretaria (de saúde) Beatriz Dolbashi. O método canguru consiste no contato pele a pele entre a mãe e o bebe, facilitando a sua recuperação. O Hospital Regional é o único que realiza este tipo de serviço na rede pública. E o fato de sermos referência, mostra que estamos no caminho certo. E essas equipes fazem um excelente trabalho”, disse Pucinelli.

Para a representante do Ministério da Saúde, Ivana Cordeiro, priorizar o método neonatal resultou nos dados positivos.

“O hospital será uma referência no Método Canguru. Isto aconteceu porque o hospital priorizou o método neonatal. Ele (hospital) passou por várias avaliações que exigiram cuidado em vários níveis durante o processo, pois precisa ser diferenciado”.

Nos siga no Google Notícias