Devolução de descontos indevidos para aposentados começa na segunda
Beneficiários que caíram em golpe de descontos recebem junto com aposentadoria ou pensão
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social começam a receber, a partir de segunda-feira (26), a devolução de valores descontados indevidamente em abril, referentes a mensalidades associativas. Segundo o órgão, o reembolso será automático e feito junto com o pagamento do benefício, sem a necessidade de solicitação por parte do segurado. Ao todo, cerca de R$ 292 milhões serão devolvidos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A medida foi anunciada após o INSS determinar a suspensão desses descontos no fim de abril. No entanto, como a folha de pagamento daquele mês já estava processada, os valores foram retidos e não repassados às entidades.
Agora, com a regularização, a restituição será realizada conforme o calendário oficial, que vai de 26 de maio a 6 de junho, de acordo com o valor do benefício e o final do número do NB (Número do Benefício), desconsiderando o dígito verificador.
Além do reembolso automático, o INSS também abriu canal para que beneficiários possam contestar mensalidades associativas antigas. Quem não reconhecer os débitos pode registrar a negativa pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou ainda pelo telefone 135. Caberá à entidade provar a autorização do desconto.
Em caso de ausência de comprovação, ela deverá devolver o valor ao INSS, que fará o repasse ao segurado. O instituto reforça que não entra em contato por redes sociais, e-mail ou aplicativos de mensagens e alerta para tentativas de golpe. Toda comunicação legítima acontece exclusivamente pelos canais oficiais. Veja calendário: