ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Com 6 mortes só nesta noite, UPAs só têm kit intubação para 5 dias

Infomração apurada pela reportagem é da Secretaria de Saúde de Campo Grande

Marta Ferreira | 26/03/2021 15:40
Ambientes de UTI exigem medicações que já estão em falta nos estabelecimentos de saúde. (Foto: Divulgação)
Ambientes de UTI exigem medicações que já estão em falta nos estabelecimentos de saúde. (Foto: Divulgação)

Porta de entrada de boa parte dos pacientes com sintomas de covid-19 em Campo Grande, as UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) de Campo Grande também estão em situação crítica quando ao estoque de medicamentos para manter sob respiração mecânica quem atinge situação mais grave.

A informação apurada pela reportagem é de que o dado da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) indica que, da forma como está hoje, só há medicação suficiente para cinco dias. Conhecido como “kit intubação”, os produtos mencionados são usados para manter o paciente confortável enquanto quem faz função do pulmão é o respirador artificial.

Com o pico da doença, que só de ontem para hoje matou 31 pessoas em Campo Grande, cada vez estão faltando leitos para doentes graves e as pessoas estão ficando, de forma inadequada, mantidas em leitos das UPAS. Ontem, esse número chegava a 23.

O dado só diminuiu porque houve óbitos. Foram seis nesta noite, segundo dado apresentado pela promotora Filomena Fluminhan durante encontro com representantes do poder judiciário nesta tarde para discutir a situação da pandemia.

De acordo com ela, só hoje foram feitas duas reuniões de urgência para tratar do tema.

Foram solicitadas informações ao Município e ao governo do Estado sobre o tema. Em nota divulgada nesta quinta-feira (25), três hospitais particulares, Santa Casa, El Kadri e Cassems, traduziram a situação na cidade como de pânico.

Segundo informado, no fim de semana já pode faltar kit intubação nessas unidades. O apelo foi feito à população, para adotar as medidas que evitem a disseminação do novo coronavírus, e também ao Poder Público.

De acordo com a promotora, existe inquérito aberto sobre o tema, ainda em andamento.

Informação dada pela Secretaria Estadual é que está para chegar nova remessa de kit intubação. Uma nova reunião sobre o tema na segunda-feira que vem está marcada.

Nos siga no Google Notícias