ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Com 60 casos no verão, gripe coloca MS em alerta neste começo de outono

Natalia Yahn | 24/03/2016 09:31
"É importante vacinar, em especial idosos", afirma infectologista da Fiocruz, Rivaldo Venâncio. (Foto: Arquivo)
"É importante vacinar, em especial idosos", afirma infectologista da Fiocruz, Rivaldo Venâncio. (Foto: Arquivo)

Nos 76 primeiros dias do ano, ainda durante o verão, Mato Grosso do Sul já tinha registrado uma morte por H1N1, também chamada de gripe suína, além de 60 casos notificados de outros tipos de influenza A, que inclui o vírus H3N2. A expectativa é de que o número de casos aumente com o início do outono, de acordo com previsão do médico infectologista e representante da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio da Cunha.

“Estamos na época de mudanças climáticas. Com o início do outono a temperatura média diária começa a baixar. As pessoas tendem a ficar mais recolhidas e consequentemente a circulação dos vírus aumenta. É esperado começar a elevar os casos de doenças respiratórias, em especial H1N1”.

Os casos foram registrados entre 1° de janeiro e 16 de março. Mas, a partir do dia 2 de fevereiro foram 45 casos notificados em 43 dias, passaram de 15 para 60 - aumento de 75%.

O paciente que morreu por conta da doença era de Corumbá, a 400 quilômetros de Campo Grande, onde o número de casos notificados chega a 44, o maior entre os cinco municípios que registram a doença até agora. O óbito por gripe aconteceu no mês de janeiro, pois no primeiro boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), divulgado no dia 2 de fevereiro, o caso já aparecia como confirmado.

Na Capital são 11 casos notificados, Ponta Porã aparece com três, Caarapó e Ladário com um, respectivamente. O segundo boletim epidemiológico da SES – divulgado no dia 17 de março –, aponta que desde o início do ano até o dia 16 de março, 151 amostras foram encaminhadas para triagem no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública). Foram cinco casos confirmados, quatro de H3N2 em Campo Grande e um de H1N1 em Corumbá.

No primeiro boletim eram apenas 15 casos notificados – um em Campo Grande e 14 em Corumbá. Além de 57 amostras avaliadas pelo Lacen, com quatro confirmações – três na Capital (de H3N2) e um em Corumbá (de H1N1).

Desde 2009 até 2015 foram registradas 86 mortes por influenza A – 15 causadas por H3N2. Somente no ano passado foram sete mortes, uma delas por H1N1.

Venâncio explica que os vírus da influenza A – H1N1 e H3N2 – já estão inseridos no Estado desde 2009, mesmo assim os cuidados para evitar a doença precisam ser feitos, para evitar as mortes por gripe. “Já são sete anos com o vírus em circulação, e há dois anos as pessoas ainda estava relutantes em ser vacinadas. É importante vacinar, em especial idosos e gestantes, além de tomar as precauções individuais de higiene, limpar o nariz, proteger o espirro e sempre lavar as mãos com água e sabão”, disse o médico.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) informou que a vacinação contra gripe, prevista para começar em maio, foi antecipada para abril, mas ainda sem data confirmada.

Nos siga no Google Notícias