ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Com 67 homens para 472 mil veículos, dia do agente de trânsito é comemorado hoje

Aliny Mary Dias | 23/09/2014 10:30
Orientação sobre regras básicas de trânsito são principais ações dos agentes (Foto: Marcos Ermínio)
Orientação sobre regras básicas de trânsito são principais ações dos agentes (Foto: Marcos Ermínio)

Vistos por muitos motoristas como os vilões das multas, eles estão em várias esquinas e rotatórias para orientar o trânsito e tentar diminuir a violência que tem causado mortes e tragédias em várias ruas da Capital. Comemorado nesta terça-feira (23), o Dia Nacional do Agente de Trânsito motivou uma ação no centro da cidade.

Para controlar o trânsito intenso de Campo Grande, 67 servidores da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) percorrem as ruas dia e noite. Entre as principais ações dos agentes está a orientação sobre as regras básicas, como não falar ao celular, respeitar a faixa de pedestre e os limites de velocidade.

O agente Samuel Paiva explica que a ação realizada no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho tem objetivo de conscientizar os motoristas. “Nós entregamos os panfletos educativos e também damos orientações aos motoristas, tudo em carater educativo”, diz.

A ação deve se estender durante todo o dia e os motoristas que passam pelas ruas do centro da cidade precisam redobrar a atenção.

Apesar de o dia ser reservado para a comemoração, ainda há muito o que evoluir em relação à quantidade de agentes presentes na cidade. Para os 472.922 veículos e 357.063 condutores habilitados, são apenas 67 agentes.

Agente afirma que 67 homens percorrem ruas da Capital (Foto: Marcos Ermínio)
Agente afirma que 67 homens percorrem ruas da Capital (Foto: Marcos Ermínio)

No início do ano, o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Jean Saliba, afirmou que o déficit na categoria é de 250%. Deveria haver pelo menos 200 homens nas ruas para fiscalizar todo o trânsito da Capital.

“Nós vamos trabalhando na medida do que podemos para melhorar o trânsito da cidade”, completa o agente Samuel Paiva.

Mortes - De acordo com o levantamento do GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito), de janeiro a agosto do ano passado, foram registradas 75 mortes. Já este ano o número diminuiu para 68. Comparando os meses de agosto de 2013 e 2014, o GGIT também identificou uma queda nas mortes. Em 2013 foram 13 óbitos e este ano dois.

Conforme os dados, os jovens, entre 18 e 25 anos, são os maiores envolvidos em acidentes, sendo eles 89% homens, cujo o principal motivo é o excesso de velocidade em avenidas largas e sinalizadas.

Nos siga no Google Notícias