ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Com aumento de casos de sífilis, Sesau cria comitê de prevenção da doença

Objetivo é analisar as circunstâncias das ocorrências e quebrar a cadeia de transmissão em gestantes

Izabela Sanchez | 02/10/2017 13:57
Exame pode ser realizado em qualquer UBS ou UBSF (Arquivo)
Exame pode ser realizado em qualquer UBS ou UBSF (Arquivo)

Os casos de crianças com menos de 1 ano contaminadas com sífilis congênita, doença sexualmente transmissível, aumentaram em 2016. É o que afirma a Sesau (Secretaria municipal de saúde), no primeiro boletim epidemiológico de 2017. Em 2016, segundo a secretaria, 114 casos foram notificados. É um dos motivos para a criação de um Comitê de prevenção, no âmbito da Sesau, que será lançado no dia 18 de outubro.

O 'Comitê de Prevenção da Sífilis Congênita e de Investigação da Transmissão Vertical do HIV, HTLV (vírus linfotrópico da célula T humana), Sífilis e Hepatites Virais' irá analisar as circunstâncias das ocorrências e quebrar a cadeia de transmissão em gestantes.

Aumento de casos

Segundo a Sesau, em janeiro a setembro de 2017 houve um crescimento de 17,55% dos casos notificados em relação a todo ano anterior - foram registrado 663 casos em Campo Grande. Conforme a secretaria, os índices de 2016 representam uma taxa de incidência de 8,47 a cada 1 mil crianças nascidas vivas, "acima da média nacional comparado ao ano de 2013 que foi de 4,7 casos por 1 mil nascidos vivos".

"Fato preocupante pelo comportamento progressivo da doença e pela necessidade do longo seguimento dos casos pelos serviços de referencia devido às possíveis sequelas decorrentes da ausência e/ou tratamento inadequados das gestantes com sífilis", opina a Sesau, no boletim.
Outras doenças - Os casos são registrados junto ao Serviço de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Em 2016 também foram registrados 44 casos de crianças, menores de 5 anos, expostas ao vírus HIV, o vírus da Aids. A Sesau foi notificada com 1 caso de criança com HIV.

Já com relação aos casos de Hepatite Viral, foram 27 casos em 2016 relacionados à Hepatite B e 49 de Hepatite C. "Por ser uma doença silenciosa, constituem um enorme desafio à saúde pública, como consequências, sua forma aguda grave ou, principalmente, pelas complicações das formas descompensadas crônicas ou por hepatocarcinoma", comentou a Secretaria.

Sífilis - Conforme orienta a Secretaria, "todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a doença na forma congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer". Todos podem ter acesso ao exame, segundo a pasta, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família).

"Durante a gestação o teste deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto (independentemente de exames anteriores). O cuidado também deve ser especial durante o parto para evitar sequelas no bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental", orienta a Sesau.

Nos siga no Google Notícias