ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Com baixa procura, Capital aposta no "Dia D" para bater meta de vacinação

Dia D da campanha contra polio e sarampo é realizada hoje e 66 unidades básicas funcionam para atender a população

Ricardo Campos Jr. e Miriam Machado | 18/08/2018 09:26
Criança é vacinada neste sábado na UBS do bairro Universitário, onde houve a abertura oficial do Dia D da campanha (Foto: Henrique Kawaminami)
Criança é vacinada neste sábado na UBS do bairro Universitário, onde houve a abertura oficial do Dia D da campanha (Foto: Henrique Kawaminami)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) aposta no mutirão deste sábado (18) para alavancar os índices de vacinação contra a poliomielite e sarampo, que desde o começo da campanha só atingiu 26% da meta. Todas as 66 UBS (Unidades Básicas de Saúde) da Capital funcionam hoje para o Dia D da campanha.

“Está baixíssima a procura e esperamos que haja um boom de gente por ser fim de semana, já que as crianças dependem dos pais para levá-las até os postos para tomar as doses”, diz a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Mariah Barros.

A abertura oficial do Dia D foi na UBS Doutor Germano Barros Souza, no bairro Universitário. O local foi decorado com balões e teve uma apresentação de dança dos alunos de um Ceinf (Centro de Educação Infantil da Região).

Como a campanha é voltada aos pequenos, havia também um ator fantasiado do personagem Zé Gotinha.

O posto, assim como todos os outros, abriu às 7h e muitos pais acordaram cedo para vacinar os filhos. É o caso da dona de casa Simone Soares Martins, 32 anos. Ela levou Jean Vitor, de 2 anos, para ser imunizado. O garoto não chorou e ganhou de presente uma bexiga.

“Não acredito nessa história de que vacina faça mal, muito pelo contrário, acho muito bom. A caderneta do meu filho está completa”, afirma. A mulher explica que fez uma cirurgia no pé durante a semana e por isso só conseguiu ir até o posto hoje.

O vigilante Raimundo Damião Felipe levou o filho Joaquim de 1 ano até a unidade. Quando viu o posto, o menino já começou a chorar, pois já sabia do que se tratava. “É triste, mas é minha obrigação trazê-lo para que cresça saudável”, completa.

Campanha - Devem ser levadas até esses locais para receber a imunização crianças de 1 a 5 anos que não tenham tomado as duas vacinas há menos de 30 dias. Os postos funcionarão até as 17h sem intervalo para o almoço.

Enfermeiros e técnicos foram convocados para trabalhar no mutirão por meio de decreto publicado durante a semana no Diário Oficial. Servidores do setor administrativo, agentes comunitários e assistentes sociais também reforçam as equipes para proporcionar um bom atendimento à população.

A campanha vai até 31 de agosto e o Ministério da Saúde reforça que todos os pais e responsáveis têm a obrigação de manter em dia todas as doses previstas no calendário

Nos siga no Google Notícias