ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Com campanha "Maio Amarelo", mortes no trânsito caem 33,3%

Lidiane Kober | 08/06/2014 11:45
Artistas foram aos terminais de ônibus conscientizar sobre o perigo de desrespeitar regras do trânsito (Foto: Cleber Gellio)
Artistas foram aos terminais de ônibus conscientizar sobre o perigo de desrespeitar regras do trânsito (Foto: Cleber Gellio)

No mês de campanha mundial, batizada de “Maio Amarelo”, as mortes no trânsito de Campo Grande reduziram 33,3%, segundo aponta levantamento da Agetran (Agência Municipal de Trânsito). No mesmo período do ano passado, 12 pessoas foram a óbito contra oito, em maio de 2014.

Na tentativa de sensibilizar motoristas, 39 entidades se uniram, no mês passado, e “pintaram a Capital de amarelo” para combater mortes no trânsito. A mobilização levou artistas aos terminais de ônibus, blitz aos pontos com mais acidentes, adesivos e faixas apelativas em cruzamentos perigosos, carreatas e ações no centro e bairros da cidade.

Já nos cinco primeiros meses de 2014, o trânsito fez o mesmo número de vítimas fatais, em comparação ao mesmo período do ano passado. No total, foram registradas 44 mortes, em Campo Grande.

O que chama a atenção é que, apesar de serem os principais alvos das campanhas educativas, os motociclistas continuam no topo da lista das vítimas. De janeiro a maio de 2013, o trânsito matou 19 contra 28, no mesmo período deste ano, um aumento de 47,3%.

“É grande o potencial de vítima grave e fatal entre os motociclistas”, frisou Ivanise Rotta, chefe da divisão da Agetran. Entre as vítimas deste ano, está o jovem Rafael Caldeira, de 22 anos. Ele morreu dia 18 de abril, após colidir a moto em uma árvore por volta das 5h da manhã, na Rua do Rosário com a Doutor Meireles, no bairro Monte Castelo, em Campo Grande.

O caso se enquadra na maioria dos acidentes fatais. “A grande parte ocorre fora do horário do rush, acontece nas madrugadas, quando o motorista se sente livre para correr, se sente no controle da situação”, analisou Ivanise. “Infelizmente, a sociedade ainda não compreendeu que não é seguro desrespeitar a velocidade permitida”, completou.

De olho em reforçar o cumprimento das regras de trânsito, ela citou que, em caso de acidente a 50 km/h, as chances de vida são bem maiores. “Já a 60 km/h o óbito é quase inevitável”, frisou, com base em dados nacionais. “Com velocidade menor, é possível desviar e o tempo de frenagem é maior”, acrescentou.

Outro item de risco, segundo Ivanise, é a associação de bebida e direção. “O condutor perde consideravelmente os sentidos, os reflexos”, explicou. Também preocupa a Agetran o alto índice de motociclistas sem habilitação. “Do ponto de vista público, vamos aumentar a fiscalização e é importante a conscientização da sociedade”, emendou.

Nos siga no Google Notícias