ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Com dívidas de IPTU, Surian entrega sede para prefeitura instalar creche

Entidade quer entregar imóvel para quitar débitos com o município

Jones Mário | 15/11/2019 11:21
Sede da Sociedade Beneficente Surian fica na Avenida Mato Grosso (Foto: Marcos Maluf)
Sede da Sociedade Beneficente Surian fica na Avenida Mato Grosso (Foto: Marcos Maluf)

A Jurfis (Junta de Recursos Fiscais) da prefeitura de Campo Grande aprovou pedido da Sociedade Beneficente Surian para entregar imóvel e quitar dívida com o município. Segundo acórdão, o Executivo pretende instalar Centro de Educação Infantil na sede da entidade, localizada na esquina da Avenida Mato Grosso com a Rua 13 de Junho, região central.

O requerimento da Surian se enquadra no processo de dação em pagamento de bens imóveis, que permite a liquidação das dívidas transferindo imóveis para a prefeitura. O dispositivo alterou o Código Tributário Municipal e entrou em vigor em outubro de 2018.

A Câmara de Conciliação Fiscal de Campo Grande avaliou a viabilidade de dação e incorporação do imóvel. Integrantes do grupo deram sinal positivo ao decidir que o requerimento se enquadra nos termos da legislação e que o imóvel encontra-se “livre e desembaraçado” de ônus ou dívidas além do débito com o município.

Ainda segundo acórdão, o imóvel ofertado vale mais que a soma da dívida da Sociedade Beneficente Surian com a prefeitura. Neste caso, a dação prevê renúncia da diferença em favor da administração municipal.

Justiça - Entre 2008 e 2019, a prefeitura acionou a Justiça quatro vezes para cobrar a Surian por débitos tributários. A soma das quatro petições iniciais totaliza R$ 135.026,18 em dívidas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) dos exercícios de 2004, 2005, 2006 e 2014.

Nos autos de um dos processos, documento emitido em 2013 pela prefeitura apontava que o imóvel da Sociedade Beneficente Surian valia R$ 2,69 milhões. A sede tem 1.785 m² de área construída, em terreno de 3,1 mil m².

Inaugurado nos anos 70, o imóvel foi batizado como Clube Surian e teve época de ouro logo no início, com animação da banda Zutrik durante as matinês. Nos anos 1980, o local abrigava os famosos “passinhos” em bailes comandados por DJs. O espaço fechou as portas definitivamente em 2016.

Mais imóveis - Em setembro passado, o secretário municipal de Planejamento e Finanças (Sefin), Pedro Pedrossian Neto, adiantou que a administração pública tinha cerca de dez imóveis pertencentes a devedores do fisco municipal na mira para acordo de dação.

Na relação de possíveis negociações constavam “casos bem interessantes de imóveis bem conhecidos dos campo-grandenses, que estão parados ou desativados”, disse Pedrossian Neto.

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981 9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhastApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.

Nos siga no Google Notícias