ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Com epidemia, Justiça libera uso de chaveiros para abrir imóveis fechados

Historicamente associado a mais casos de dengue hemorrágica, o tipo 2 da doença voltou a circular na Capital

Aline dos Santos | 27/02/2019 12:28
Àgua parada é foco para mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya.  (Foto: Rodrigo Pazinato/Arquivo)
Àgua parada é foco para mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. (Foto: Rodrigo Pazinato/Arquivo)

Com Campo Grande enfrentando uma epidemia de dengue, a prefeitura obteve autorização da Justiça para que agentes de saúde possam entrar em imóveis fechados com a ajuda de chaveiros.

“Em média, 90% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão em locais residenciais e é alto o número de casas fechadas, seja para aluguel ou venda. É um fato notório e o tempo é importante no combate a dengue”, afirma o procurador-geral do município, Alexandre Ávalo.

A PGM (Procuradoria Geral do Município) solicitou à Justiça autorização para que, com auxílio de chaveiros, as portas sejam abertas e os agentes façam o combate aos focos da dengue.

O pedido foi deferido ontem (dia 26) pelo juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos de Campo Grande, David de Oliveira Gomes Filho. A autorização judicial tem validade de 12 meses. A medida já foi adotada em outros anos pela prefeitura de Campo Grande.

Na decisão, o juiz determinou que o ingresso a imóveis abandonados, fechados ou desocupados deverá ser documentado com um breve relatório das circunstâncias que justificaram a medida, assinado por no mínimo dois agentes e uma testemunha.

“Se possível, um dossiê fotográfico da situação seria de grande utilidade. Também deverá constar que o proprietário ou responsável tentou ser localizado, sem sucesso. Somente nestes casos, é que o ingresso deverá ocorrer, sempre com fim de atender as medidas sanitárias. O respectivo agente será pessoalmente responsabilizado por eventual desvio da sua função neste momento”, informa o magistrado na decisão.

Conforme o procurador, o custo com o chaveiro é pago pelo município. Com 6.027 casos confirmados, o sorotipo 2 da doença, historicamente associado a mais casos de dengue hemorrágica, voltou a circular em Campo Grande após dez anos.

Nos siga no Google Notícias