ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Com estupros na ficha criminal, morto em vídeo era visto como ‘menino bom’

Richard Alexandre Lianho, 25 anos, era conhecido na Vila Popular, onde a mãe dele morava

Luana Rodrigues | 16/02/2017 15:37
Richard, já no Céuzinho, um pouco antes de morrer (Foto: reprodução/vídeo)
Richard, já no Céuzinho, um pouco antes de morrer (Foto: reprodução/vídeo)

Estupros, violência doméstica e furto são os crimes que constam na ficha criminal de Richard Alexandre Lianho, 25 anos. O rapaz foi executado nesta terça-feira (14) e teve a morte gravada em vídeo, que circula pela internet. Apesar das passagens pela polícia, o rapaz era visto conhecidos e vizinhos como um “bom menino”, porém “fechado”.

Na Vila Popular, local onde a mãe Richard morava, ninguém da família quis falar com a imprensa, apesar da casa lotada. Pelo lado de fora, era possível ver a mãe do rapaz sentada em um cadeira, bastante desolada.

Entre os vizinhos, nenhum quer se identificar, mas alguns contam que o rapaz estava sempre por lá, porém era “fechado”. “O que eu sei é que ele trabalhava na Solurb, sempre vi ele a caminho do trabalho”, diz um rapaz, que preferiu não se identificar.

Outra moça de 20 anos, que também não quis revelar o nome, diz que conhece Richard há aproximadamente quatro anos, quando estudaram juntos e fizeram amizade. “Ele era gente boa, menino bom, sabe? nunca fez mal pra ninguém no bairro,não sei com o que ele se meteu pra acabar assim”, lamenta.

Estupros - Entre os crimes pelos quais Richard responde está um estupro registrado no ano de 2009 e outra tentativa de praticar o mesmo crime em 2015.

O primeiro caso teria ocorrido em Campo Grande. Segundo a Polícia Civil, a mãe de uma menina de 12 anos registrou um boletim de ocorrência contra Richard por ele ter namorado a filha dela, e mantido relações sexuais com a menina, que acabou engravidando.

No outro caso, em 2015, uma jovem de 21 anos acusou Richard de tentar estuprá-la em Terenos – município distante cerca de 25 quilômetros de Campo Grande. A moça contou que estava voltando da padaria para casa, quando foi abordada pelo rapaz, que a obrigou a ir para uma construção abandonada e começou a tirar o short.

Aproveitando um descuido do rapaz, a mulher disse que conseguiu correr e se fechar em casa, mas foi seguida por Richard,q eu passou a tentar arrombar a porta da residência dela. Após alguns minutos de ameaça, uma viatura da polícia teria chego ao local e Richard fugiu. Na época, suspeito foi localizado pouco tempo depois, num posto de gasolina da BR-262 e preso.

Execução - Com pouco mais de um minuto, o vídeo que mostra a execução de Richard começa com ele de joelhos. Logo nos primeiros segundo, o rapaz começa a repassar uma espécie de recado: “Pra todo mundo, todos os CV (Comando Vermelho), que tá em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, na penitenciária aí, na rua, parça aí tudo jogado, tá ligado? O que tá acontecendo comigo vai acontecer com vocês também, mano”. (sic)

Assim que ele termina de falar, a câmera deita para o lado e é possível ver o braço de alguém empunhando um revólver. Alguém ao fundo pergunta: “pode dar o primeiro?”. Enquanto a vítima abaixa a cabeça lentamente, a arma é engatilhada e o primeiro tiro disparado, direto na cabeça do rapaz, que cai com o rosto no chão. Depois de morto, a vítima recebe vários chutes e socos e tem os braços cortados.

Nos siga no Google Notícias